terça-feira, 27 de março de 2012

Serraglio na Comissão Mista de Orçamentos e Fiscalização


Serraglio na Comissão Mista de Orçamentos e Fiscalização
O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR), vice-líder do Governo na Câmara e coordenador da Bancada Federal do Paraná no Congresso, assumiu nesta terça-feira (27) como titular da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional. Essa Comissão fiscaliza e zela pela eficiência dos gastos públicos.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Serraglio recebe Márcio Villela da AERP



Na última semana, em Brasília, o vice-líder do Governo na Câmara e coordenador da Bancada Federal do Paraná no Congresso, deputado federal Osmar Serraglio recebeu o presidente da AERP Márcio Villela para discutir questões da radiodifusão.

A flexibilização da Voz do Brasil e a regionalização da mídia, foram alguns dos assuntos da pauta, que busca discutir formas de democratização à informação por meio do fortalecimento das rádios.

Vilela foi recebido também pelo deputado federal André Vargas (PT). Segundo Villela, ambos os deputados se dispuseram a participar de encontro da entidade nos próximos dias em Curitiba para aprofundar a discussão dos assuntos do setor.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Osmar Serraglio profere palestra a servidores da RF na Bahia


O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR), vice-líder do Governo na Câmara e coordenador da Bancada Federal do Paraná no Congresso, participou como palestrante, no sábado (17), em Vitória da Conquista, Bahia, da comemoração dos 25 anos da primeira turma dos Analistas Tributários da Receita Federal, com um debate sobre as perspectivas do Governo Dilma para os servidores públicos.

O evento contou também com a participação da presidente nacional do Sindireceita (Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil), Silvia Helena de Alencar Felismino; do deputado federal Amauri Teixeira (PT-BA) e; do secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Paulo Cezar Lisboa. Os debatedores interagiram com profissionais presentes no auditório e internautas que enviaram questões.

A discussão foi pautada pelo consenso de que o funcionalismo público tende e precisa avançar para a qualificação técnica, um dos aspectos capazes de superar o corporativismo de classe e institucional, bem como construir e fortalecer os instrumentos de controle social da gestão pública. "A capacidade de planejamento do setor público precisa ser melhorada no dia a dia, de forma constante, por meio de qualificação e valorização, assim como a sociedade precisa participar e acompanhar mais ativamente esse processo", disse Osmar Serraglio.

O evento realizado no Sindicato dos Bancários, em Vitória da Conquista e organizado pelo Sindireceita Nacional, em parceria com a Delegacia Sindical de Vitória da Conquista/Feira de Santana/Itabuna/Ilhéus. Os debatedores interagiram com profissionais presentes no auditório e internautas que enviaram questões. O evento foi transmitido pela TV Local, via Internet, registrando mais de 4.100 acessos até a primeira leitura e cerca de 5.300 quando os trabalhos foram encerrados.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Serraglio integrará a CPI do Trabalho Escravo

Osmar Serraglio quando relator da CPMI dos Correios que investigou o Mensalão

O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB), vice-líder do Governo na Câmara e Coordenador da Bancada Federal do Paraná, foi indicado pelo líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, para integrar, na qualidade de Efetivo, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Trabalho Escravo. O objetivo da CPI é investigar a exploração do trabalho escravo ou análogo, em atividades rurais e urbanas, de todo o território nacional.

A Comissão Parlamentar de Inquérito do Trabalho Escravo terá como base de investigação a lista divulgada em 2011, pelo Ministério do Trabalho, de empregadores que exploram a força de trabalho das pessoas em regime análogo à escravidão, conhecida como “Lista Suja”. Em 2011 foram incluídos 88 novos empregadores, totalizando 220 infratores cadastrados, entre pessoas físicas e jurídicas.

O ato de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito foi assinado no dia 02 de março pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS). A criação da comissão foi proposta pelo deputado Cláudio Puty (PT-PA). A indicação de Serraglio por Henrique Alves se deu na quarta-feira (14).

Serraglio tem sido constantemente um dos nomes mais lembrados do partido para representá-lo em diversas comissões. Um dos maiores destaques do deputado nesse tipo de trabalho foi como relator da CPMI dos Correios que investigou o chamado Mensalão, em 2005.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Osmar Serraglio é eleito coordenador da Bancada Federal do Paraná


O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB), foi eleito no inicio da noite desta quarta-feira (14) coordenador da Bancada Federal do Paraná. Serraglio que é o atual vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados está no quarto mandato e goza de uma boa relação com os parlamentares paranaenses e de um bom trânsito, no Governo e entre os partidos. O coordenador representa a bancada e tem a função de acompanhar a apresentação e execução das emendas coletivas ao orçamento da União.

De acordo com o deputado esta é mais uma importante missão que pretende desempenhar a contento de todos os colegas parlamentares e as regiões do Paraná. “Eu me sinto honrado com essa confiança dos meus colegas paranaenses com os quais sempre mantive uma relação de respeito e de luta em favor dos interesses do nosso Estado. Independente da cor partidária o que interessa acima de tudo é a população do nosso Paraná”, disse Serraglio.

Osmar Serraglio é advogado, professor universitário, mestre em Direito do Estado pela PUC-SP. Em 2005 destacou-se como relator da CPMI dos Correios que investigou o chamado “MENSALÃO” e em 2007 foi eleito primeiro-secretário da Câmara dos Deputados. Reconhecido como um dos deputados mais atuantes do país é membro em quatro Comissões Parlamentares, dentre elas a CCJC (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), a mais importante das comissões da Câmara dos Deputados.

Desde o primeiro mandato, é vice-líder do seu partido, o PMDB. Participou de missões oficiais a diversos países, dentre os quais: Japão, Coréia, Hong Kong, Espanha, Vaticano-Itália, China.

Osmar Serraglio participa da Assembléia Geral Ordinaria do Sicredi


O deputado Osmar Serraglio, vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados participou no sábado (10) da Assembléia Geral Ordinária do Sicredi Vale do Piquiri em Palotina. Serraglio sempre prestigia os eventos da instituição e é um defensor do cooperativismo na Câmara dos Deputados, sendo membro da frente parlamentar do cooperativismo.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Serraglio acompanha inauguração em Francisco Beltrão


O deputado federal Osmar Serraglio, vice-líder do Governo na Câmara acompanhou na sexta-feira (09) a inauguração do prolongamento da Avenida Julio Assis Cavalheiro na cidade de Francisco Beltrão juntamente com o prefeito Wilmar Reichembach, o governador Beto Richa e o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Ademar Traiano além de diversas lideranças políticas da região Sudoeste.

O prolongamento, que tem 1,43 km, teve investimentos de R$2.992.608, 53do governo do estado e R$700 mil por parte da prefeitura municipal. Os deputados Ademar Traiano e Caito Quintana foram duas das lideranças que pleitearam o trecho, que facilitará o acesso ao Hospital Regional do Sudoeste via Contorno Leste. A solenidade de inauguração ocorreu numa tenda montada no início do prolongamento, nas mediações do SESC de Francisco Beltrão.

Beto Richa destacou o apresso que tem pela região Sudoeste. "Os prefeitos que estão aqui hoje sabem que quando vão a Curitiba têm asa portas abertas em todas as secretarias, isso quando não os atendo pessoalmente. Em nosso governo prezamos por uma administração municipalista, pois é onde a população está. Temos investido em saúde, obras de infraestrutura urbana e viária. Hoje é um grande exemplo que materializa essa nossa diretriz", destacou o governador.

O prefeito Reichembach agradeceu a presença do governador e citou as muitas estruturas que o governo do estado inaugurou no município nesses 14 meses de administração. "Temos esse prolongamento, que significa um grande avanço para nosso município, além disso, teremos a PGE, o viaduto do bairro São Miguel, na saída para Ampere, temos o Hospital Regional que está passando por melhorias funcionais consideráveis, o Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, as reformas do colégio Suplicy entre várias outras obras", enfatizou Reichembach.

O secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, deputado federai Nelson Meurer, deputados estaduais Nelson Luersen e Rose Litro, prefeitos do Sudoeste, vereadores e secretários municipais também acompanharam a solenidade.
Após a inauguração, Beto Richa e sua comitiva, em carreata, passearam por toda a extensão do prolongamento.

Tomou posse o novo comandante do 7°BPM


O sétimo Batalhão da Polícia Militar, com sede em Cruzeiro do Oeste, tem um novo comandante. É o major Carlos Henrique Cardozo. A solenidade ocorreu na manhã de ontem (9), no centro de eventos e foi conduzida pelo coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, chefe militar do Terceiro Comando Regional de Maringá.
Participaram do evento o vice-líder do Governo na Câmara, deputado federal Dr. Osmar Serraglio, o prefeito de Cruzeiro, Valter Rocha (Valtinho), prefeitos da região, oficiais e praças da PM e representantes dos poderes Legislativo e Judiciário. O major Cardozo conhece bem a região. Já trabalhou em Paranavaí e Maringá. Tem um ótimo currículo de bons serviços prestados à comunidade paranaense. E afirma que é um privilégio vir para Cruzeiro.

Ex-comandante da Polícia Rodoviária na região de Maringá, o major relata que desempenhar a função de comandante do 7º BPM é uma grande satisfação. Em seu discurso, mostrou-se feliz e realizado profissionalmente. “Temos muitas ideias para ser colocadas em prática, visando melhorar a segurança da cidade e região. Mas vou procurar dar continuidade ao bom trabalho que o capitão Santos vinha desenvolvendo”, acrescenta. O capitão Santos está indo à Curitiba fazer curso para ser promovido.

Sobre as preocupações, Cardozo ressalta que a região fronteiriça possui um grande fluxo de tráfico de drogas e contrabando, materiais ilícitos que também passam por Cruzeiro do Oeste e municípios vizinhos. “Nossa finalidade é dar atenção especial a isso, como vinham fazendo os comandantes que por aqui passaram. Esse tipo de crime será combatido!”

O oficial tem uma filosofia de trabalho que merece destaque: a de polícia comunitária. Para ele, a atuação diuturna será pautada na conversa, com participação efetiva da comunidade. “É nessa linha que vamos trabalhar”, registra Cardozo, que fez questão de ter a família ao lado durante a cerimônia.

O coronel Carstens empossou o major Cardozo. Ele é líder do 3º Comando Regional, que abrange a 5ª Companhia Independente de Umuarama, o 7º Batalhão de Cruzeiro, 8º Batalhão de Paranavaí, 11º Batalhão de Campo Mourão e o 4º Batalhão de Maringá. É responsável de 115 municípios, com população estimada de 1,7 milhão de habitantes. Carstens já foi comandante-geral da Polícia Militar do Paraná. A princípio, ele acredita que não ocorrerão muitas outras mudanças.

Ao usar a tribuna, o coronel informou que o Governo do Estado está investindo recursos para compra de um grande número de viaturas e na implantação de um novo e moderno sistema de comunicação, que agora será digital. Essas melhorias virão nos próximos meses. Sobre o aumento no efetivo, disse que há turmas de soldados em fase de recrutamento e todos os Batalhões terão policiais em formação. “Desejo sucesso ao major Cardozo. É um oficial qualificado e competente para o cargo que foi destinado. Temos certeza que o Batalhão de Cruzeiro está em boas mãos”, acrescenta.
Narcotráfico
A reportagem do Ilustrado esteve presente no evento e perguntou ao coronel qual é a principal preocupação, no momento, do Terceiro Comando. E, segundo o comandante, é o tráfico de drogas. “Seguramente 90% das mortes hoje estão vinculadas ao narcotráfico. Isso preocupa muito. Mas não podemos justificar as mortes com isso. Porém, há uma preocupação muito grande e os esforços sempre estarão voltados para coibir a ação dos traficantes. Sem dúvida, nossa meta é diminuir esse triste dado”, enfatiza Carstens.
PEC 300
O deputado federal Osmar Serraglio, que antes de se formar em Direito e ter brilhante carreira na área Jurídica, foi estudante da Academia Militar de Curitiba. O parlamentar tem uma forte ligação com as forças de segurança pública.

“Está tramitando no Congresso Nacional a PEC 300, que visa uniformizar no País a remuneração dos policiais. Essa Proposta de Emenda Constitucional tem muita resistência, principalmente dos governadores. Quando fizemos um piso aos professores, um monte de governador foi em Brasília reclamar que não tem como pagar. Minha opinião é que, quem da os bônus que suporte os ônus. Eu apoio, sem dúvida, a valorização da atividade das polícias no Brasil. E o melhor apoio é elevando o nível do pagamento deles. Aqui no Paraná, através da Emenda 29, da Constituição Estadual, essa matéria já foi aprovada e é questão de ajuste. Mas meu apoio em Brasília é condicional! No que for preciso. Sou um deputado muito ligado à Polícia Militar. O policial é aquele que garante seu patrimônio e protege sua vida”, conclui Dr. Osmar.

O prefeito Valtinho também desejou sucesso ao major Cardozo e afirmou que o Governo Municipal está a disposição da PM no que for preciso.

(Umuarama Ilustrado)

sexta-feira, 9 de março de 2012

Deputado Osmar Serraglio visita FIQ 2012


O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) fez uma visita de cortesia no penúltimo dia da FIQ 2012 (Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira), em Arapongas, Norte do Paraná.

Acompanhado do presidente do Centro de Eventos Expoara, Serraglio percorreu todo o local da feira, conheceu alguns dos 180 estandes de empresas expositoras e prestigiou uma das oficinas de capacitação do Senai Arapongas.

"Sabemos que a cada dois anos toda tecnologia já é obsoleta", disse o deputado, que é vice-líder do governo na Câmara. "Daí a importância de uma feira como FIQ que traz o aprimoramento permanente para o polo moveleiro de Arapongas."

PMDB se articula para eleições municipais de 2012


O foco principal do encontro regional do PMDB ocorrido na noite de quinta-feira (08) em Umuarama teve como principal foco as eleições municipais de 2012. Dirigentes do partido de mais de 20 municípios da Amerios, prefeitos, vereadores, pré-candidatos a prefeitos e a vereadores, representantes de partidos aliados e simpatizantes prestigiaram o encontro que teve como personagens principais o ex-governador Orlando Pessuti e o deputado federal Osmar Serraglio, vice-líder do Governo na Câmara.

O objetivo do evento foi traçcar um panorama da situação e as pretensões do partido para o pleito de 2012, bem como possíveis alianças e esclarecer dúvidas eleitorais dos pré-candidatos a prefeito e vereador. As orientações legais foram repassadas pelo advogado Moisés Pessuti e reforçadas pelo deputado Osmar Serraglio que é advogado e professor universitário. Grande parte do tempo foi dedicado a esclarecimentos sobre a Lei da Ficha Limpa.

Serraglio traçou ainda um panorama sobre o comportamento dos partidos no cenário nacional, tanto no Congresso quanto no Governo Federal esclarecendo a posição do PMDB sobre diversos assuntos polêmicos, ressaltando que o partido não é base do Governo e sim Governo, visto que elegeu o vice-presidente da República junto com a presidente Dilma Rousseff. “Nós estamos defendendo espaço no Governo e o devido respeito”, destacou o parlamentar vice-líder do Governo na Câmara.

Pessuti defendeu que o PMDB eleja o maior numero possível de prefeitos e vereadores, bem como vice-prefeitos, quando as situações locais penderem para alianças que deram certo, como o caso de Umuarama. A proposta de repetir a aliança eleitoral de 2008 entre PMDB e PDT em Umuarama, que elegeu Moacir Silva (PDT), tem que ser vista com bons olhos, segundo Pessuti. “É um casamento que deu certo. O PMDB tem condições inclusive de ter candidatura própria, porém, a nossa aliança em Umuarama deu certo e foi importante para o partido, então o recomendável é que ela se repita, ou ao menos seja a primeira alternativa”, disse.

O deputado estadual Jonas Guimarães, os prefeitos Almir de Almeida (Perobal – presidente da Amerios), José Carlos Pedroso (Douradina), Cláudio Palozi (São Jorge do Patrocínio), José Roberto Catenassi (Guaporema), também participaram do encontro.

Vida Leite espera plantar 45 mil árvores por ano em Umuarama


O Programa Vida Leite, lançado na segunda-feira (05) em Umuarama pelo Lions Club e Prefeitura Municipal de Umuarama com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, do deputado federal Osmar Serraglio, vice-líder do Governo na Câmara, prefeito Moacir Silva e demais autoridades e lideranças, com o objetivo de neutralizar o carbono gerado pela pecuária leiteira pretende plantar 45 mil árvores por ano no município.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Antonio Carlos Favaro, cerca de 30 árvores devem ser plantadas para cada novilho que nascer no município, através do Programa de Inseminação Artificial (PIA), ou também em outras propriedades, cujos produtores se interessarem. “A pecuária leiteira gera em torno de 1.500 bezerros por ano no município”, destacou Favaro.

Além da questão ambiental, o programa prevê retorno financeiro aos produtores. As árvores ajudam a neutralizar o carbono gerado pela pecuária leiteira, o produtor vai lucrar ao vender a madeira – já que a variedade tem ampla utilização comercial. É uma grande poupança verde.

Após os a formalização do termo de cooperação assinado pelos parceiros com o testemunho do ministro, que entregou uma muda a um produtor rural, foi plantada a primeira árvore do programa “Vida Leite” na frente da sede administrativa da Sociedade Rural de Umuarama, onde foi realizado o evento, durante a 38ª Expo Umuarama, 11ª Internacional. Mendes Ribeiro participou do evento a convite do deputado Osmar Serraglio.

O Lions já realiza com sucesso o projeto Árvores da Vida, em parceria com o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), hospitais e a maternidade municipal, que distribui uma muda para a família de cada criança que nasce em Umuarama. A iniciativa será levada agora para o meio rural.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Serraglio se reune com lideranças do PMDB em Ampére


O deputado federal Osmar Seraglio (PMDB), Vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados se reuniu no sábado (03) com lideranças do partido para tratar de diversos assuntos de interesse daquela comunidade. Dentre os principais assuntos estavam emendas parlamentares a serem destinadas ao município pelo deputado, bem como a continuidade do trabalho que era desenvolvido pelo saudoso deputado Moacir Micheletto (in memoriam), do qual, Serraglio era amigo pessoal.

Foram abordados ainda assuntos relativos à sucessão municipal e qual o comportamento do partido das próximas eleições. Serraglio se colocou a disposição da legenda que deverá ter candidato próprio, bem como um grande número de candidatos a vereadores. Participaram do encontro, o vereador Jairo Ecker, o presidente do Diretório local, Valdecir Potrick, o ex-prefeito Izair Favretto, Valdir J. Potrick, Dr. Pinho. O deputado teve reuniao também com a diretora geral da Famper - Faculdade de Ampere, professora Terezinha dos Santos Rechert.

O vereador Jairo Ecker solicitou ao deputado a viabilização de recursos para a aquisição de uma patrulha mecanizada para a Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar de Ampere (CLAF AMPÉRE), composta por mais de 150 procutores. Serraglio firmou compromisso de conseguir os recursos.

Beltrão inaugura Central de Monitoramento e Câmeras de Segurança


Com investimentos de R$ 150 mil o município de Francisco Beltrão inaugurou no sábado (03) uma Central de Monitoramento para garantir mais segurança à população local. A central que monitora as 12 câmeras que está instalada no 21º Batalhão da Polícia Militar local, onde aconteceu a solenidade de inauguração e, funciona 24h por dia foi instalada com investimentos na ordem de R$ 120 mil do Ministério da Integração Nacional, por meio de emenda do deputado federal Osmar Serraglio, vice-líder do Governo na Câmara, e outros R$ 30 mil de recursos do município.

"A segurança da população está entre as prioridades da prefeitura municipal. Vivemos em uma cidade segura, porém, sempre é necessário estar em alerta e viabilizar novas estratégias, para manter a segurança de todos", disse o prefeito Reichembach no ato inaugural de novo projeto de segurança. Ele lembrou ainda o início do projeto, com o então vereador Cleber Fontana, hoje secretário municipal de Meio Ambiente. O prefeito enalteceu a atuação do deputado Osmar Serraglio na defesa dos interesses do município junto ao Governo Federal.

Nessa primeira etapa foram instaladas 12 câmeras ao longo da Avenida Julio Assis Cavalheiro, trecho que vai da rua Florianópolis (próximo à ponte do Rio Marrecas), até a rua São Mateus, próximo ao SESC e a Unipar.

Participaram também do evento, o vice Bonetti, deputado estadual Caito Quintana, o coronel Mulinari, comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar, o major Takasaki, sub comandante, o presidente da Câmara de Vereadores, Dazio Zanata, o delegado chefe da 19ª SDP, Davi Passerino, o presidente do Conselho Municipal de Segurança, Irineu Campanholo, o presidente do Conselho Tutelar, Edio Vêscovi e diveros representantes de entidades e associações.

domingo, 4 de março de 2012

Governador marcou presença na abertura da Expo-Umuarama


O governador Beto Richa, participou na noite de quinta-feira (01) em Umuarama, ao lado do prefeito Moacir Silva, do presidente da Sociedade Rural Juninho Peres, do deputado federal Osmar Serraglio, deputados estaduais Fernando Scanavaca e Nelson Garcia, dentre outras autoridades e lideranças, da abertura da 38ª Expo-Umuarama, 11ª Internacional. O evento que vai até o dia 11, espera receber um público de 270 mil pessoas e gerar em torno de R$ 50 milhões em negócios, provenientes da agropecuária, indústria, comércio, entre outros.

O presidente da SRU, Juninho Peres, fez questão de ressaltar todo o apoio recebido do deputado Osmar Serraglio, tanto nesta quanto nas outras edições da Expo, dando ênfase à última conquista do entidade por meio do trabalho do parlamentar: A cobertura da Arena de Rodeio e Shows no valor de R$ 860 mil já empenhada junto ao Ministério do Turismo e que deve estar pronta para a próxima edição da feira.

Prefeitura de Umuarama ampliará número de academias ao ar livre


A Prefeitura de Umuarama vai adquirir 11 conjuntos de equipamentos para novas Academias da Terceira Idade (ATIs), a serem instaladas em praças e logradouros públicos ao ar livre, nos próximos meses. Licitação com este objetivo já foi lançada e a abertura das propostas será no próximo dia 20. O valor máximo é de R$ 210 mil. Os recursos são provenientes de emenda individual do deputado federal Osmar Serraglio ao orçamento do Ministério do Esporte (R$ 195 mil) e contrapartida em recursos do município.

As academias representam um investimento importante na saúde dos idosos, através da prevenção. A prática regular de exercícios combate um dos maiores problemas da terceira idade, o sedentarismo. Umuarama conta com 16 ATIs e com as novas unidades serão 27, atendendo moradores de praticamente todas as regiões da cidade.

Com os exercícios, praticados em equipamentos apropriados e com orientação de profissionais, movimentos difíceis, pernas fracas, braços molengos, dores no corpo e dificuldade para se locomover, entre outros problemas, deixam de fazer parte da vida dos idosos. “É importante investir em prevenção, ao invés apenas de tratar os problemas de saúde. Por isso, estimulamos a prática da medicina preventiva, um conceito muito benéfico tanto para idosos quanto para os mais jovens, pois independe da idade”, comentou o prefeito Moacir Silva.

A utilização de aparelhos semelhantes às ATIs na Europa e Ásia é uma prática de várias décadas. E além de ajudar a melhorar o condicionamento físico, as academias criam ambientes e oportunidades para a integração entre os usuários, dentro da comunidade. “As amizades afloram e surge o compromisso dos freqüentadores, para exercerem a cidadania”, acrescentou o prefeito.

Os conjuntos são compostos por 10 equipamentos para exercícios, uma placa descritiva, três bancos tubulares e três lixeiras teladas. Os aparelhos são o Multi (exercitador com seis funções em uma mesma base), Alongador (com três alturas), Simulador de Cavalgada (módulo duplo), Simulador de Remo, Esqui (também módulo duplo), Simulador de Caminhada, Pressão de Pernas, Surf, Rotação Dupla Diagonal e Rotação Vertical.

Apesar de ser dirigido ao público da terceira idade, as academias também são muito freqüentadas por jovens e até crianças, sob o olhar atento dos pais.

Assessoria de Imprensa / PMU

Beto Richa visita Uopeccan e repasse 6 milhões para parceria


Durante visita às obras do Hospital do Câncer de Umuarama, o governador Beto Richa anunciou a liberação de R$ 6 milhões para ajudar na conclusão do prédio, onde funcionará também o Hospital Regional de Umuarama. A parceria do Estado com a Uopeccan estabelece que a unidade será composta por 100 leitos para pacientes de câncer e outros 100 leitos para clínica geral, ou seja, para o Hospital Regional.

O presidente da União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopeccan), Ciro Kreuz, também fez questão de agradecer a parceria com o Governo do Estado e o apoio que o hospital está ganhando da comunidade. O Hospital do Câncer de Umuarama é construído em parceria com a Uopeccan que tem sede em Cascavel.

A visita foi acompanhada pelo prefeito Moacir Silva, deputado federal Osmar Serraglio – vice-líder do Governo na Câmara, deputados estaduais Nelson Garcia e Fernando Scanavaca, secretário estadual de Saúde Michelle Caputo, secretário estadual da agricultura Norberto Ortigara, presidente da Amerios Almir de Almeida, diretores do hospital e o grupo de voluntárias que trabalha em prol da instituição, entre outras autoridades e lideranças.

A obra que terá 16.000 m² no total, entre hospital (14.500m²) e casa de apoio, com 60 leitos (1.500m²), além de um espaço de mais 5.000 m² de área verde para lazer, onde deverão ser instaladas pista de caminhada, parque infantil e praça, além dos já sabidos 10 centros cirúrgicos. A previsão de conclusão é para primeiro trimestre de 2013.

O deputado Osmar Serraglio tem sido um dos grandes defensores de recursos para o Hospital junto à Bancada e ao Governo Federal, tendo plantado a primeira semente já em 1999, no seu primeiro ano na Câmara dos Deputados.

Vânio Pressinatte / da assessoria