sexta-feira, 27 de abril de 2012

Governador autoriza vestibular de medicina em Francisco Beltrão

O coordenador da Bancada Federal do Paraná e vice-líder do Governo na Câmara, deputado federal Osmar Serraglio, participou nesta sexta-feira (27), em Francisco Beltrão, com o governador Beto Richa, da assinatura do edital do primeiro vestibular do curso de Medicina no campus local da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Richa anunciou o próximo dia 30 de junho como data do início das inscrições para o concurso.


A nova faculdade de medicina vai funcionar em conjunto com o Hospital Regional do Sudoeste, que é referência em atenção de saúde na região. O primeiro vestibular abre 30 vagas e as aulas começam no início do próximo ano. O governador afirmou que a criação do curso de medicina em Beltrão faz parte de um compromisso do governo estadual de reestruturar o ensino superior do Estado. De acordo com ele, a instalação representa um investimento de R$ 20 milhões do governo estadual.

“A formação de profissionais de medicina na região é um pedido antigo da comunidade do Sudoeste que o governo está conseguindo atender”, disse Richa. “Por isso fiz questão de vir aqui e oficializar a instalação”, afirmou. “Não medimos esforços para garantir os recursos pois entendemos a importância do desenvolvimento social e econômico do Sudoeste”.

O governador disse ainda que a transformação do hospital regional em hospital universitário também representa um grande avanço. “A implantação do curso vai atrair mais profissionais de saúde para a região”, afirmou.

ESFORÇO - Segundo Richa, o governo estadual avalia a instalação de 50 novos cursos universitários em todo o Paraná. “Nossa vontade é atender a todos, mas infelizmente não temos recursos suficientes para isso”, explicou. “Fizemos um grande esforço para abrir este curso”.

Segundo Serraglio, o inicio do curso é de grande importância para toda aquela região e para o Paraná. “Medicina é ainda uma das maiores necessidades de formação em nosso país. Aqui teremos um curso com a qualidade que o ensino superior estadual tem oferecido nas suas universidades”, disse o deputado, lembrando que o sudoeste não dispunha até então de medicina na rede estadual.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Inaugurada Praça Esportiva em Paraná do Oeste

O projeto Operação Viva Nosso Bairro realizado no distrito de Paraná do Oeste, teve seu encerramento neste sábado com diversas atrações culturais e artísticas. E como sempre acontece em Paraná do Oeste, o evento contou com a participação da população que se fez presente no Ginásio de Esportes. A inauguração da Praça Esportiva Geraldo Carlos da Silva, ou “Geraldo Vito” como era mais conhecido e a entrega da reforma no Ginásio de Esportes João Martins da Silva, foi o ponto alto do evento. A Praça Esportiva Geraldo Vito contará com quadra de areia de vôlei, Pista de Caminhada e Academia da Terceira Idade. Diversas autoridades civis e eclesiásticas estiveram presentes, entre elas: o Deputado Federal Osmar Serraglio, o prefeito municipal Luiz Volpato, o vice Ari, o chefe distrital Rozan Morosini o vereador Rafael Bolacha, o presidente do PPS de Moreira Sales Dr. Sergio Hasegawa entre outros.

Durante o evento o Deputado Federal Dr. Osmar Serraglio entregou ao prefeito municipal Volpato um cheque simbólico no valor de 610 mil em emendas já certas que virão para o município, entre ônibus, caminhão, tratores, a Casa da Cultura e outros que somado com as verbas já entregues totaliza quase 1 milhão de emenda para Moreira Sales. “Trabalho em prol de todos os municípios de nossa região, sem distinção de tamanho, mas trabalho somente com gestões que trabalham de maneira honesta e de compromisso com o povo, se hoje apoio Moreira Sales, é porque sei que aqui tem pessoas sérias e responsáveis no comando deste município”, citou Serraglio.

Rozan Morosini chefe distrital de Paraná do Oeste, um dos responsáveis juntamente com a atual gestão pelas inúmeras obras que vem acontecendo no distrito, elogiou a administração publica por importantes conquistas para Paraná do Oeste, “Nasci e cresci aqui, amo este lugar, e me sinto realizado em fazer parte da administração que melhor olhou por nossa terra, a prova disso esta na transformação de nosso distrito”, finalizou Rozan.

Entenda a história de Geraldo Carlos da Silva , o Geraldo Vito:
Geraldo Carlos da Silva, nasceu em Muzambinho, Estado de Minas Gerais em 11 de dezembro de 1.926 sendo o primeiro filho do casal Hermantina Cândida de Vasconcelos e Victor Carlos da Silva, veio para o Paraná ainda muito jovem onde conheceu Paulina Machado Godói no município de Bela Vista do Paraíso na Água da Vergonta onde aconteceu a união do casal, no ano de 1.949 e desta união tiveram sete filhos que resultaram em 21 netos, 24 bisnetos e 1 tataraneto. Com apenas 25 anos de idade perdeu seu pai e acabou assumindo mais uma família de 10 irmãos, o qual cuidou com muito zelo.

Por volta do ano de 1.964 viveram para este distrito de Paraná do Oeste em lombo de cavalo, conduzindo os animais de baixo de chuva e sol e dormindo ao relento onde esse feito levou mais ou menos 15 dias até chegar a Chácara São Carlos próximo ao cemitério, onde contribuiu com a vida de muita gente ofertando-lhes emprego, primeiro com a derrubada de florestas, plantações, formação de pastos, cultivo de café e algodão, contribuindo assim também com a renda do município. Parte de sua família, filhos, netos, bisnetos ainda residem no Distrito de Paraná do Oeste.

Serraglio prestigia formatura de 58 PM’s do 7° Batalhão

O deputado federal Osmar Serraglio, vice-líder do Governo na Câmara e coordenador da Bancada Federal do Paraná no Congresso esteve em Cruzeiro do Oeste na última sexta-feira onde participou da solenidade de formatura de 58 novos policiais militares. O deputado falou da importância do trabalho da PM em defesa da vida e do patrimônio do cidadão, lembrando que também já pertenceu à corporação. “A turma vem preencher uma demanda significativa na região, que merece mais investimentos nas polícias. Fui cadete da PM por três anos. Sou um admirador do trabalho da polícia. E essa turma está de parabéns. Desejo sucesso e progresso a ela.”
A solenidade também contou com a presença do comandante do 7º BPM, major Carlos Henrique Cardozo, do prefeito de Cruzeiro, Valter Pereira Rocha, além de representantes do Legislativo e Judiciário, policiais militares da 5ª Companhia Independente de Umuarama, e familiares dos formandos.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Noemia Rocha comemora recurso para a saúde


A vereadora Noemia Rocha (PMDB)de Curitiba foi informada, nesta semana, que seu pedido de recursos federais, voltados à área da saúde, foi atendido. O deputado federal Osmar Serraglio encaminhou uma emenda no valor de R$ 300 mil para ser aplicado na estruturação de serviços de Atenção Básica de Saúde em Curitiba.

A parlamentar aproveitou a sessão plenária, desta terça-feira (17), para informar aos vereadores que o ofício já havia sido encaminhado ao prefeito Luciano Ducci. Pelo twitter Noemia Rocha agradeceu ao deputado pelo recurso. “Pedi ao Dep @osmar_serraglio verba p/Saúde de Curitiba e acabei de receber a boa notícia, 300.000,00 de verba individual, obrigaduu Deputado!”, escreveu em seu perfil.

(http://vereadoranoemiarocha.wordpress.com/2012/04/18/noemia-rocha-comemora-recurso/)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Marco Maia diz que Linha Verde é obra modelo para cidades-sede da Copa


O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, disse nesta segunda-feira (16), em Curitiba, que a Linha Verde é obra referência para todo o país. “O que Curitiba está fazendo precisa ser levado a todo o Brasil. A Linha Verde é modelo para as cidades-sedes da Copa do Mundo 2014 e também ao Rio de Janeiro que será sede das Olimpíadas em 2016”, afirmou o parlamentar federal que veio a capital paranaense para conhecer o corredor de transporte da cidade que transformou o eixo da BR em uma via urbana com pista exclusiva para os ligeirões, os maiores ônibus do mundo movidos a biodiesel.

O presidente da Câmara foi recebido pelo prefeito Luciano Ducci e pelo Coordenador da Bancada Federal do Paraná, deputado Osmar Serraglio que é também o vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados. Ducci defendeu uma política nacional de incentivo à utilização do biodiesel no país. “O biodiesel tem um preço mais alto e é preciso buscar soluções para que tenhamos um combustível alternativo, importante para o meio ambiente e para a saúde, com preços competitivos”, disse o prefeito curitibano. “Mais uma vez o Paraná dá exemplo para o país. O Presidente da Câmara reconheceu que o nosso sistema é um modelo a ser seguido”, disse Serraglio.

Não -poluente - Marco Maia, que estava acompanhado de integrantes da Frente Parlamentar do Biodiesel, destacou ainda como referência nacional a frota de ônibus curitibana, abastecida exclusivamente com o combustível menos poluente. “Para pensar no desenvolvimento da humanidade, temos que pensar em novas formas de energia, e Curitiba é modelo para todo o país”, disse o presidente da Câmara Federal.

Serraglio participa de café da manha do sindicato dos comerciários


O Sindicato dos Empregados no Comércio de Umuarama – Sindecomu, realizou no ultimo sábado (14), um café da manha com diretores e funcionários na Concessionária de veículos Fipal. Na oportunidade a presidente Miromar Ponciano de Andrade fez um relato das atividades da entidade e também da importância do deputado Osmar Serraglio, que é vice-líder do Governo na Câmara e coordenador da Bancada Federal do Paraná no Congresso Nacional, presente ao evento, para os pleitos do sindicato na esfera federal.

Serraglio falou da satisfação de defender os umuaramenses em Brasília e se colocou mais uma vez a disposição do sindicato. Serraglio participou com a presidente Miromar do sorteio de duas estadias na próxima temporada na Colônia de Férias dos comerciários do Paraná para os trabalhadores presentes. Os sorteados poderão ser acompanhados de familiares.

Dr. Osmar se reune com PMDB e simpatizantes em Cruzeiro do Oeste


O deputado federal Osmar Serraglio, vice-líder do Governo na Câmara e coordenador da Bancada Federal do Paraná no Congresso Nacional, esteve na última sexta-feira em Cruzeiro do Oeste onde se reuniu com lideres locais do PMDB, pré-candidatos a prefeito, vereadores e simpatizantes de diversos partidos.

No encontro, foi discutida a posição do partido frente às eleiçoes municipais de 2012, com possibilidades de candidatura própria a prefeito na cidade e chapa completa de vereadores. Também nao se descarta a possibilidade de alianças com partidos que da mesma forma que o PMDB também fez história no município.

O deputado estadual Jonas Guimarães também do PMDB e o diretor do Instituto de Águas do Paraná, Amilcar Cavalcante Cabral (PSDB, entre outras autoridades e lideranças participaram do evento. o Encontro foi organizado pelo presidente do partido Nelson Totti e pelo vice-presidente Armando Cerci.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Moreira Sales recebe recursos do FNDE


Proveniente de emenda do deputado federal Osmar Serraglio, vice-líder do Governo na Câmara, o município de Moreira Sales recebeu na última semana o pagamento de R$ 130.680,00 para aquisição de veículo escolar. Também foram contemplados com valores idêntidos, os municípios de Icaraíma, Xambrê e Japurá.

Icaraima é beneficiada com recursos do FNDE


Na última semana o vice-líder do Governo, deputado Osmar Serraglio confirmou para o prefeito de Icaraíma, Paulo de Queiroz Souza e para o vereador Gildásio Ferreira Sampaio (Dásio), o pagamento de R$ 130.680,00 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, de emenda do parlamentar, para aquisição de veículo escolar.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Supercreche de Umuarama recebe mais uma parcela de recursos federais


A Prefeitura de Umuarama recebeu mais uma parcela de recursos federais para uma nova etapa da construção da supercreche do Jardim Vitória Régia, garantida através de emenda aprovada pelo deputado federal Osmar Serraglio. O valor total do convênio é de R$ 1.308.560,58 e a parcela, depositada na conta da prefeitura no último dia 4, é de R$ 327.140,15, através do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), do Ministério da Educação.

A informação foi confirmada pela assessoria do deputado Osmar Serraglio, nesta quarta-feira. Após a Secretaria de Educação apurar que cerca de 200 crianças de 0 a 3 anos não teriam vagas em unidades educacionais em Umuarama a administração do prefeito Moacir Silva pleiteou e conseguiu, com apoio do deputado Osmar junto ao Ministério da Educação, a aquisição de uma supercreche.

A unidade educacional está sendo construída no Jardim Vitória Régia e atenderá a crianças que residem num raio de até quilômetros da unidade, com 180 vagas. A previsão de entrega da obra é até o final deste ano. “Aguardamos o término da obra e já enviamos documentação ao MEC possa analisar a probabilidade da instalação de mais duas creches”, afirmou a secretária municipal Elizângela Pierin dos Santos (Educação).

A Secretaria de Educação é responsável por 23 creches em Umuarama, além de 3 Centros Municipais de Educação Infantil, atendendo 1.700 crianças de 0 a 3 anos. A supercreche, projeto de maior destaque na área educacional, atualmente, está sendo construída numa área de 1 mil m².

O empreendimento conta com estacionamento, anfiteatro e palco. O setor administrativo terá salas de aula, leitura e informática, além de refeitórios, vestiários e instalações sanitárias. A supercreche é bastante aguardada pelas mães usam outras creches da cidade, mas acreditam que a estrutura é fundamental para facilitar a vida, e por centenas de famílias que residem na região, uma das que vive grande expansão habitacional em Umuarama.

Eduardo Santos
Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Umuarama
Fotos: José Anselmo Sabino

Vidigal recebe novos investimentos


O prefeito Edno Guimarães acompanhado de lideranças visitou na última terça-feira (3), as obras que estão sendo executadas pelo Governo Municipal no distrito de Vidigal. A pavimentação de seis ruas, a reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pequeno Príncipe e a reforma do Salão Comunitário estão entre os investimentos.

A pavimentação das ruas Engenheiro Ferraz, Carandaí, Kamenoskeotama, Dr. Álvaro Vidigal, Dr. Cícero Vidigal e Dr. Cássio Vidigal é fruto da parceria firmada entre o município e o Governo Federal. Serão investidos cerca de R$ 330 mil, sendo quase R$147 mil frutos de uma emenda do deputado federal Osmar Serraglio e R$ 184 mil de contrapartida da Prefeitura. No total, são mais de 9,4 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica.

Já o CMEI Pequeno Príncipe ganhou três novos berçários, banheiros, lavanderia, depósito e a reforma da cozinha e das demais salas de aula. Com a conclusão desta obra, o centro ampliará sua capacidade de atendimento, que atualmente é de 40 crianças.

Outro grande benefício conquistado pela comunidade do distrito foi a reforma do salão comunitário, que recebeu novos piso, forração, portas, ventiladores e pintura. Os banheiros também receberam melhorias.

“Temos um carinho especial pelos distritos. Estamos nos esforçando para oferecer uma boa estrutura para os moradores permanecerem tanto em Vidigal, quanto em São Lourenço. Melhoramos a segurança e a acessibilidade, oferecemos mais qualidade de vida e, em breve, estaremos lançando as 106 casas populares pelo Programa Minha Casa Minha Vida”, informou o prefeito.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Osmar Serraglio é designado Relator das contas de Lula de 2009



O vice-líder do Governo na Câmara e também coordenador da Bancada Federal do Paraná no Congresso, deputado Osmar Serraglio (PMDB), foi designado para ser o Relator da Prestação de Contas do Governo da República do exercício de 2009, do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com o novo Relator, é uma grande responsabilidade que lhe foi confiada. “Mais uma vez tenho a oportunidade de colocar em destaque o Paraná ao ser designado para relatar as Contas do Governo, escolhido entre 513 deputados e 81 senadores, pois, como se sabe, as contas são prestadas perante o Congresso Nacional, formado pela Câmara e Senado. É um orgulho”, disse o deputado.

Serraglio substitui Arlindo Chinaglia (PT-SP) que assumiu a liderança do Governo em substituição a Cândido Vacarezza, também do PT de São Paulo. Chinaglia e Serraglio, além de estarem hoje como líder e vice-líder do Governo, já trabalharam juntos na direção da Câmara dos Deputados, quando o primeiro era Presidente e, o segundo, o Primeiro Secretario daquela Casa de Leis.

Entre outras incumbências de Osmar Serraglio na Comissão de Orçamento e Fiscalização do Congresso, da qual é membro titular, também responde pela relatoria das Contas do Tribunal de Contas da União de 2009.

Vitor Leitão assume cargo no Governo e entrega prefeitura a Giovani Blanco



O ex-prefeito de Cidade Gaúcha, Vitor Manoel Alcobia Leitão, entregou o cargo de prefeito na noite desta quarta-feira (04) ao então vice-prefeito Jeovani Bonadiman Blanco, que assumiu a com as contas equilibradas e diversas obras em andamento. Vitor Leitão fez um balanço dos mais de 7 anos à frente do Executivo Municipal, falando das dificuldades iniciais e da superação para por a casa em ordem. El e disse que deixa a prefeitura em boas mãos. “O Jeovani é o irmão que sorriu comigo nas vitórias e que também chorou quando chorei”, disse.

Vitor Leitão assume nos próximos dias uma Coordenação Regional (do Noroeste) no Governo do Estado, a qual será sediada em Umuarama para atender toda a região. “Agora nosso desafio é regional e espero contribuir com o governador no desenvolvimento de toda a nossa região”, disse.

Jeovani disse que dará continuidade à administração da qual já fazia parte. “Daremos continuidade a todos os projetos que estão em andamento, é claro que o Vitor tem uma forma e eu tenho outra, mas os nossos objetivos são os mesmos”. Ele destacou ainda que a prioridade de seu governo é o atendimento à população, o que procurará melhorar ainda mais.

O evento lotou o Centro Cultural de Cidade Gaúcha e contou com presenças do Poder Legislativo, Judiciário, representantes eclesiásticos, comunitários, políticos, entre outros. O vice-líder do Governo na Câmara, deputado federal Osmar Serraglio, foi representado pelo assessor Cleber Bonfim.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Guaporema inaugura clinica odontológica e casa de amparo ao idoso


O prefeito de Guaporema, José Roberto Catenacci (o Turbina), recebeu no último final de semana o vice-líder do Governo na Câmara e coordenador da Bancada Federal do Parana no Congresso, deputado federal Osmar Serraglio, para inauguração de uma ampla e moderna clínica odontológica, construida com recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado.

Com a presença do vice-prefeito, presidente da Câmara, vereadores, primeira dama e secretários em geral, foi inaugurada também na mesma oportunidade a Casa de Amparo aos Idosos, construída com recursos próprios do município. "A qualidade e a importância destas obras traduzem a seriedade de um homem público. Mostram o quanto um município bem administrado pode beneficiar sua população", disse o deputado.

PMDB de Japurá se articula para as eleiçoes 2012


Na sexta-feira (30), o vice-líder do Governo na Câmara e coordenador da Bancada Federal do Paraná, deputado federal Osmar Serraglio, se reuniu com representantes do seu partido o PMDB de Japurá e líderes da comunidade com os quais tratou de vários assuntos de interresse da comunidade. Também trataram, é claro, das eleiçoes municipais de 2012. Entre os presentes estavam o empresário Orlando Frazatto e o presidente do partido, Otávio Carvalho de Souza.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Umuarama entrega 129 casas no Verde Vale


Na sexta-feira (30), O deputado Osmar Serraglio, vice-líder do Governo na Câmara e Coordenador da Bancada Federal do Paraná, juntamente com o prefeito Moacir silva, o Governador Beto Richa, o deputado estadual Fernando Scanavaca, diversas autoridades e lideranças, participou da inauguração de 129 unidades das 232 erguidas do Conjunto Habitacional Verde Vale.

As casas estão prontas e a prefeitura está concluindo as obras de infraestrutura – asfalto, galerias pluviais, água, esgoto e energia elétrica – para a liberação total do bairro, onde o município investiu R$ 6.960.000 – incluindo doação do terreno para a Companhia Habitacional do Paraná (Cohapar). Os moradores serão funcionários do comércio de Umuarama, servidores públicos e policiais.

Acompanharam a inauguração, ainda, o deputado federal Osmar Serraglio, o deputado estadual Fernando Scanavaca, o secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, o bispo Dom Frei João Mamede Filho, os gerentes da Caixa Econômica Federal, Jair Bertoco e Paulo Herce; os vereadores Pai Herói, Newton Soares e Osvaldo Leiteiro; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, Miromar Ponciano de Andrade, a líder comunitária do bairro, Luciana Costa de Souza dos Santos, o gerente local da Cohapar, João Megda, e o presidente do Instituto de Águas do Paraná, Márcio Fernandes Nunes.

Ministro da Justiça e Governador inauguram penitenciaria em Cruzeiro do Oeste


O vice-líder do Governo na Câmara e coordenador da Bancada Federal do Paraná em Brasília, deputado federal Osmar Serraglio, participou na sexta-feira (30) em Cruzeiro do Oeste, ao lado do governador Beto Richa e do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, além de outras autoridades, da inauguração da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste, com vagas para 720 presos.

Com a penitenciária de Cruzeiro, o governador Beto Richa diz que grande parte do problema prisional da região Noroeste está sendo resolvida. “Nossa meta é dar condições de vida mais dignas aos aprisionados, não violando seus direitos humanos. Não podemos admitir cadeias abarrotadas de presos, vivendo em situações desumanas. E o plano da Secretaria de Justiça, em parceria com o Governo Federal, é ter todos os detentos do Paraná trabalhando e estudando, com formação cidadã, para que sejam reintegrados na sociedade, depois que cumprirem suas penas”, relata.

Visitando o Noroeste pela primeira vez, o ministro José Eduardo Cardozo afirma que o sistema prisional do Brasil é tormentoso, com pessoas presas em condições inaceitáveis no que diz respeito à dignidade humana. “Hoje as cadeias são fábricas preparatórias para grandes delinqüentes, mas dentro do plano de melhoria do sistema prisional, proposto pela presidente Dilma, já foram investidos R$ 1,1 bilhão na construção de presídios e na mudança desse sistema, implantando dentro dessas unidades, formação educacional e cidadã, além do ensino profissionalizante”, informa o ministro.

Serraglio que ressaltou a importância da penitenciaria para o sistema prisional do Estado, fez questão de lembrar a parceria entre os governos Estadual e Federal e lembrou também sua amizade de longa data com o Ministro Cardozo, com quem já conviveu, além da Câmara dos Deputados e na CPI dos Correios, também na PUC São Paulo, quando deram aulas na faculdade de Direito.

Até o final de 2013, presos de 29 carceragens administradas pela Secretaria da Segurança Pública devem ser transferidos para o Sistema Penitenciário Estadual. Com a medida, a responsabilidade pela guarda dos detentos fica a cargo da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

A previsão do governo é que até o mês de junho, cerca de 2,5 mil detentos deixem as delegacias e distritos. A prioridade será a transferência das mulheres. Aproximadamente 660 presas que estão em delegacias na região de Curitiba e no interior serão levadas para uma unidade feminina no Complexo Penitenciário de Piraquara.