terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Serraglio prestigia comemoração dos 10 anos da AFSU

Na noite de sexta-feira (22) o deputado federal Osmar Serraglio, vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados participou do jantar comemorativo aos 10 anos da AFSU - Associação de Futsal de Umuarama realizado no Harmonia Club de Campo. Na oportunidade o deputado destacou a importância da equipe para o esporte de Umuarama e também pelo brilhante trabalho social desempenhado pela associação com crianças e adolescentes em idade escolar, o "Transformando vidas através do esporte".
Osmar Serraglio foi homenageado pela associação pelo apoio que vem prestando durante os 10 anos de existência da entidade em Umuarama. "Para nós é um orgulho quando encontramos pessoas em diversos estados brasileiros e lembram de Umuarama pelo desempenho da nossa equipe de futsal", disse Serraglio.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Serraglio diz que interesses econômicos são os responsáveis pela pressão ao setor rural



Durante Plenária realizada no evento sobre o Novo Código Florestal, no Recinto de Leilões da Sociedade Rural de Umuarama, na tarde de sexta-feira (23), o deputado federal e vice-líder do Governo na Câmara, Osmar Serraglio, disse que o interesse econômico internacional é o grande responsável pela pressão que sofre o setor produtivo rural brasileiro. Segundo o deputado, é uma forma de tentar acanhar a produção e com isso evitar que o país se transforme na grande potência em que está se tornando.
Ele citou como exemplo a grande pressão sofrida pelo país por entidades como o “Greenpeace” da Holanda que faz campanhas e manifestações no Brasil, porém, lá não se cobra o que se exige daqui. “Eu estudei na Holanda e tive a oportunidade de verificar que em seus rios e lagos nada se verifica do que se pretende impingir aos brasileiros”, afirma o deputado. Serraglio participou, juntamente com o deputado Aldo Rabello e com Moacir Micheletto (in memorian), entre outros, dos levantamentos feitos pela Câmara dos Deputados para a construção do Novo Código Florestal, viajando para estados como Rondônia, Acre, Pará.
O deputado fez ainda questão de destacar a importância que o agronegócio representa na balança comercial internacional do Brasil. “O setor é o grande responsável pelo superávit de 350 bilhões de dólares deste país. São reservas produzidas pela agricultura, pecuária, enfim, pelo setor produtivo rural brasileiro e que representa um perigo para os interesses internacionais”. Ele lembra que em outros setores o Brasil importa e exporta, gerando um equilíbrio, no entanto, importa-se quase nada do setor rural.
Reservas indígenas – Osmar Serraglio lembrou ainda que além da pressão das questões ambientais o setor rural vem sofrendo uma grande ameaça com as questões indígenas para a criação de novas reservas. “As reservas indígenas brasileiras ocupam 12,5% do território nacional. O número equivale a 1.069.424,34 quilômetros quadrados de terra distribuídos em 503 terras indígenas já reconhecidas”, diz Serraglio.
O deputado disse que tramita no Congresso Nacional, medidas para que, antes de serem criadas novas reservas indígenas sejam ouvidos o Senado que representa os Estados, a Câmara dos Deputados que representa o cidadão e ainda cada um dos municípios envolvidos. “Da forma que está, cria-se uma reserva e ficamos sabendo quando está tudo pronto”.
Participaram da mesa de debates, além de Serraglio, o Chefe Regional do Instituto Ambiental do Paraná em Umuarama, o advogado mineiro Lucas Azevedo de Carvalho que é especialista em Direito Ambiental e mestrando em Extensão Rural e, a representante da Federação da Agricultura no Paraná – FAEP, advogada Carla Becker.

Colégios beneficiados com equipamentos e convênios



Na manhã de sexta-feira (22), O Núcleo Regional de Educação de Umuarama (NRE) realizou duas solenidades para entrega de equipamentos e assinatura de convênios para reformas em colégios estaduais. O primeiro aconteceu no Colégio Estadual Hilda Kamal e o segundo no Colégio Estadual José Balan. Colégios de Francisco Alves, Iporã, Alto Piquiri e Cruzeiro do Oeste também foram beneficiados neste final de semana. O evento coordenado pelo chefe do NRE, professor Adalberto Carlos Rigobello, contou com a presença do vice-prefeito de Umuarama Sérgio Frederico, do deputado estadual Nelson Garcia e do deputado federal Osmar Serraglio.

Na solenidade do Hilda Kamal foram também beneficiados os colégios Bento Mussurunga e Monteiro Lobato e, no José Balan, o Colégio Estadual Pedro II. Serraglio destacou a importância de investimento na educação e comparou o Brasil com diversos países do mundo, nos quais, o investimento no ensino os transformou em grandes potências. Nelson Garcia, falou da situação da educação no estado e disse que levará novos pleitos ao Governo do Estado.
Benefícios
C. E. Hilda Kamal: Convênio de 150 mil para reformas; 80 conjuntos escolares para os alunos; 2 conjuntos para os professores;  1 fogão sem forno;  1 forno industrial.
C. E. Bento Mossurunga : 17 aparelhos de ar condicionado; 1 Fogão sem forno; 1 Forno Industrial; 120 conjuntos escolares para os alunos; 17 conjuntos para os professores.
C. E. Monteiro Lobato: 1 forno industrial; 80 conjuntos escolares para os alunos; 15 conjuntos para os professores.
C. E. José Balan: Convênio de R$ 150 mil reais para reformas; 200 conjuntos escolares para os alunos; 10 conjuntos para os professores; 1 fogão sem forno; 1 fogão industrial.
C. E. Pedro II: 21 aparelhos de ar condicionado; 1 fogão sem forno; 1 forno industrial.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Ministro demonstra apreço, mas a instalação da Polícia Federal fica pendente


Nesta quarta-feira (20) em Brasília, autoridades e lideranças de Umuarama foram recebidas em audiência pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para tratar da criação de Delegacia de Polícia Federal na cidade.

A pedido do Procurador da República em Umuarama, Dr. Robson Martins, o deputado federal Osmar Serraglio, Vice Líder do Governo, havia solicitado a audiência, que fora marcada para o dia 12 de dezembro passado mas, para haver mobilização maior, o deputado pediu ao Ministro a transferência para o início do ano legislativo, o que ocorreu nesta quarta-feira. Dr. Robson expôs tecnicamente as razões que fundamentam o pleito de Umuarama e entregou ao Ministro dados sobre processos e a criminalidade na região e um abaixo-assinado com mais de cinco mil assinaturas.

Segundo Osmar Serraglio, o Ministro Cardozo se mostrou solidário ao pleito, mas afirmou que ainda não tinha condições de sinalizar o atendimento. De acordo com o Ministro, apesar dos grandes esforços e da determinação da própria Presidente Dilma Rousseff para a intensificação dos trabalhos da Polícia Federal, especialmente nas áreas de fronteira do país, a instituição ainda não dispõe de pessoal suficiente para atendimento da solicitação dos umuaramenses. Ele ressaltou que existe inclusive concurso público da PF em aberto, mas o edital está em discussão no Supremo Tribunal Federal. Mas iria registrar, para priorizar quando retomasse as criações de Delegacias.

O parlamentar fez questão também de destacar a importância adesão da sociedade Umuaramense e de lideranças locais e regionais ao movimento agora fortalecido pelo Procurador Robson Martins e lembrou que desde 2002 tem apresentado o pedido a cada um dos ministros que passaram pelo Ministério da Justiça e, em 2007, chegou a encaminhar ao então Ministro Tarso Genro, por indicação do Plenário da Câmara dos Deputados o pedido sobre a DPF em Umuarama e em 2009, teve audiência com o mesmo ministro sobre o assunto e, em 2012, juntamente com o Robson Martins, trataram do assunto com o Diretor Geral da PF, delegado Leandro Daiello Coimbra.

O Procurador Robson Martins que apresentou ao Ministro todos os estudos técnicos que viabilizam a criação e instalação da DPF em Umuarama, sugeriu ao final que enquanto não se viabilize a delegacia que se crie ao menos um Posto da PF na cidade, o que a seu ver, contribuiria sensivelmente com a situação. Eduardo Cardoso viu maiores possibilidades nesta idéia e determinou uma análise sobre o caso. O prefeito Moacir Silva que já havia se comprometido em disponibilizar espaço para a instalação da unidade, se prontificou da mesma forma a fazê-lo no caso do Posto.

O Ministro destacou durante audiência que o deputado Serraglio havia sido seu chefe, quando foi sub-relator na CPMI dos Correios que investigou o Mensalão em 2005 e Serraglio era o Relator. O Deputado lembrou ainda que foram professores da mesma disciplina na PUC de São Paulo e que atuaram por muito tempo juntos da Comissão de  Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados e  ainda afirmou que o Ministro era um político exemplar, tanto que, embora fosse um dos políticos mais respeitados na Câmara dos Deputados,  surpreendeu o Brasil quando anunciou que não seria mais candidato a nada, por estar desiludido com os políticos. De fato, não se candidatou.

Participaram, além de Osmar Serraglio, diversas autoridades e lideranças, dentre as quais, o procurador Robson Martins, o prefeito Moacir Silva, o deputado estadual Fernando Scanavaca, o deputado federal Zeca Dirceu, o presidente da Amerios prefeito de Nova Olimpia Luiz Sorvos, o presidente da Associação Comercial de Umuarama Celso Zolim, o presidente da Câmara de Umuarama Marcelo Nelli, os vereadores Diemerson Castilho,  Pai Herói e Hemerson Yokota, além de representantes da OAB de Umuarama, dos Rotaries,  Receita Federal, entre outros.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Dr. Osmar participa de assembleia da Sicredi Vale do Piquiri



O deputado federal Osmar Serraglio, vice-líder do Governo na Câmara dos deputados, eleito recentemente vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso Nacional participou na noite de sexta-feira (15) da Assembléia da Sicredi Vale do Piquiri, realizada em Umuarama. Serraglio falou da importância do cooperativismo para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Logo após a apresentação do Balanço Patrimonial de 2012 pelo diretor superintendente Moacir Niehues, cujos demonstrativos demonstraram um patrimônio líquido de mais de R$ 80 milhões que em 2011 era de R$ 57,7 milhões, o mesmo fora aprovado por unanimidade dos presentes. O Presidente da Sicredi Vale do Piquiri Jaime Basso ressaltou o crescimento da cooperativa e anunciou estudos para incorporação de uma cooperativa do ABCD/SP, também aprovado pela assembleia.

Basso ressaltou ainda a importância do trabalho de Serraglio em defesa das cooperativas no Congresso Nacional e agradeceu a sua participação, como deputado representando o setor e também como cooperado. Basso agradeceu ainda ao deputado estadual Fernando Scanavaca, também presente.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

"Relatores" Osmar Serraglio e Joaquim Barbosa juntos


Na segunda-feira (04) durante a abertura dos trabalhos do Congresso Nacional de 2013, duas importantes figuras para um final decente do famoso caso do Mensalão se encontraram e falaram sobre o assunto. O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB), hoje vice-líder do Governo na Câmara, coordenador da Bancada Federal do Paraná e presidente do seu partido no Estado, Relator da CPMI que investigou o escândalo e mandou para a Justiça os mensaleiros, iniciando todo o processo e, o Presidente do STF, Ministro Joaquim Barbosa, relator do Processo na Corte Suprema e responsável pelo encaminhamento que resultou na condenação de vários dos envolvidos.
Obviamente o prato principal do encontro foi a luta contra a corrupção. Joaquim Barbosa questionou Serraglio sobre porque não escreve um livro relatando os trabalhos e episódios da CPMI dos Correios. O Ministro elogiou o Relatório do deputado, afirmando que lhe foi muito útil para o julgamento e confidenciou que foi convidado por uma respeitável editora  para escrever um livro sobre o Mensalão e está com muito material coletado, admitindo a possibilidade da publicação.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Serraglio participa de Coquetel oferecido por Gleisi Hoffmann a prefeitos paranaenses


O coordenador da Bancada Federal do Paraná no Congresso e vice-líder do Governo na Câmara, deputado federal Osmar Serraglio esteve com a Ministra Gleisi Hoffmann e Senador Sérgio Souza no Coquetel oferecido aos prefeitos e deputados paranaenses durante o 2˚ Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas realizado em Brasília. Na oportunidade, tratou com vários representantes do municipalismo do Estado diversos assuntos de interesse dos mesmos. Serraglio também recebeu diversos prefeitos em seu gabinete.