Samu Noroeste inaugurado atenderá 85 cidades


Na manhã de sexta-feira foi inaugurado em Umuarama o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Noroeste, que começou a receber chamadas a partir das 12h daquele dia. O serviço abrande 85 cidades e aproximadamente 1 milhão de habitantes e sua finalidade é melhorar o atendimento às vítimas de trauma aumentando as chances de sobrevivência nos casos de acidentes graves.

Tendo Umuarama como sede e bases regionais nas cidades de Paranavaí, Cianorte e Campo Mourão, o serviço contará com ambulâncias e equipes de socorro em 17 cidades.”Teremos 24 ambulâncias que funcionam como UTI´s móveis e uma central de regulação conectada a todo o sistema hospitalar da região, para rastrear leitos e encaminhar os acidentados para o atendimento com a máxima eficiência e rapidez”, avaliou o Moacir Silva, presidente do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp).

Para o deputado federal Osmar Serraglio, o funcionamento do SAMU Noroeste é um bom exemplo do que pode ocorrer com a descentralização dos recursos arrecadados pela União, para garantir o maior direito de qualquer cidadão – a vida – com os investimentos necessários no setor de saúde. “O sucesso desse serviço depende da participação de cada município, bancando as despesas, e da parceria com o Estado e a União, o que deve ser reforçada”, destacou.


O SAMU atende pelo 192. A prefeita Regina Dubay (Campo Mourão) e Claudemir Bongiorno (Cianorte) participaram do evento juntamente com outras autoridades. O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti enviou representante.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Fecularia Lopes investe R$ 10 milhões em unidade de Icaraíma