Caminhos da Saúde são debatidos pelas Unimeds do Paraná


Com o tema “Pessoas, Processos e Tecnologia em Saúde”, o 24º Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná (Suespar), aconteceu durante três dias na ultima semana no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, em Foz do Iguaçu.   Destinado a dirigentes, cooperados e colaboradores do Sistema Unimed e convidados, o encontro, que acontece anualmente, tem o objetivo de discutir os caminhos da assistência em saúde.
O presidente da Ocepar – Organização das Cooperativas do Paraná, José Roberto Ricken, falou das dificuldades do setor cooperativo em razão da crise nacional.  “O momento deixa a gente bastante apreensivo, mas o cooperativismo não tem outro endereço a não ser aqui. As multinacionais podem sair e ir para o outros países, mas nós só temos uma chance e é aqui. E tenho confiança que com profissionalismo nós podemos vencer essa situação”, destacou.
Presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso Nacional – Frencoop, o deputado federal Osmar Serraglio, defensor do sistema cooperativista, lembrou dos descasos do Governo Federal, especialmente com a saúde.“Eu lembro de tantas batalhas no Congresso Nacional durante as discussões sobre privatização das empresas e, aqueles que com mais veemência brigavam para que não privatizássemos eram os que queriam tomar o poder e precisavam das empresas públicas para utilizá-las. Acabaram com o país.”
“Nós estamos regredindo em torno de 8% e isso significa que vamos levar 10 anos para recuperar. Vamos conseguir com o espírito cooperativista. A Espanha conseguiu sair da crise através do cooperativismo e nós aqui no cooperativismo, a Unimed com o espírito de trabalhar com o que há de mais sagrado, a saúde das pessoas”, destacou, dizendo que para a recuperação do país, é preciso saúde moral e lembrou Rui Barbosa: De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.
O presidente da Unimed Paraná, Dr. Paulo Roberto Fernandes Faria, falou de mudanças de paradigmas e das inovações que precisam ser feitas para continuar avançando. “Sabemos que vivemos um momento muito significativo na nossa história. Há um mundo que parece estar morrendo e outro que ainda não nasceu. É justamente essa passagem que podemos chamar de quebra de paradigma. Já não funciona o que conhecemos e ainda não sabemos o que virá”, disse.

Postagens mais visitadas deste blog

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Deputado Osmar Serraglio acompanha investimentos da indústria textil

Hospital do Câncer recebe novos recursos de Emendas de Osmar Serraglio