SISTEMA OCEPAR: Deputado Osmar Serraglio prestigia reunião da diretoria


O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) no Congresso Nacional, Osmar Serraglio, participou, na manhã desta segunda-feira (13/06), em Curitiba, da 15ª reunião ordinária da diretoria da Ocepar, referente à gestão 2015/2019. Ele foi convidado a falar sobre as principais matérias ligadas ao cooperativismo em tramitação no legislativo federal. “Para mim, é um orgulho muito grande estar lá na Frente Parlamentar do Cooperativismo e, agora, poder comparecer a esse ambiente que é um dos mais representativos do cooperativismo do Brasil, onde há presidentes de cooperativas tão fortes do nosso estado discutindo o dia a dia e as macro decisões que precisam ser tomadas para que, de alguma forma, haja uma uniformização na linha condutora do cooperativismo paranaense”, disse o parlamentar. 
Nova gestão – Ele também destacou a mudança na gestão do Sistema Ocepar que, desde o dia 1º de abril, tem na presidência José Roberto Ricken no lugar de João Paulo Koslovski.  “É uma alegria estar vindo na primeira reunião do José Roberto Ricken como presidente da entidade. Nós temos a maior reverência a tudo que o João Paulo Koslovski fez enquanto esteve à frente da Ocepar. Ele é um cidadão que não é paranaense; é nacional nesse ambiente. É um cooperativista de ponta, símbolo do que significa estruturar um setor e dar resultados como os que têm sido registrados no Paraná”, afirmou. “Ele próprio, com apoio da diretoria, colocou o José Roberto Ricken no cargo e isso exterioriza a confiança que Koslovski tem no novo presidente e a certeza de que, apesar das responsabilidades serem muito pesadas, ele está mais do que preparado até porque está aqui há décadas e, portanto, é alguém que realmente acompanhou toda a evolução do cooperativismo no Paraná”, acrescentou.
Desafios – Sobre o trabalho na Frencoop, Serraglio afirmou que está confiante na aprovação de projetos importantes para o setor. “Nós temos permanentemente a discussão do ato cooperativo e da Lei Geral das Cooperativas, que são a estrutura de tudo em relação à legislação cooperativista. Nos últimos 13 anos, havia uma ideologia clara que dificultava alguns avanços nessas matérias. Nós imaginamos que agora nós vamos conseguir definitivamente aprovar esses dois grandes projetos que são um sonho, uma reivindicação, uma aspiração do cooperativismo há muito anos”, frisou.
Visão diferente - “São projetos antigos que evoluem e, ao mesmo tempo, retroagem. Mas nós temos essa esperança de aprová-los porque há uma visão diferente. É a visão da iniciativa privada e as cooperativas têm o senso coletivo mas atuam com respeito à iniciativa privada, à propriedade, que é um entendimento que o governo não tinha, basta ver  o que estava sendo feito em relação às reservas indígenas, à criação das reservas florestais, todas situações que criam dificuldades para o produtor”, disse.
Exemplo – “Enquanto o que nós queremos é incentivar o produtor porque todos sabem e reconhecem que quem está efetivamente alavancando esse país nessa dificuldade toda em que estamos é o agronegócio. Nós temos cooperativas de outros ramos que também são importantes. Mas, no segmento do agronegócio, as cooperativas do Paraná são exemplo, não diria para o Brasil, são exemplo para o mundo”, completou.
Pauta – A reunião da diretoria da Ocepar foi conduzida, nesta segunda-feira, pelo presidente da entidade, José Roberto Ricken. Na oportunidade, os diretores deliberaram sobre os seguintes temas: avaliação das atividades do Sistema Ocepar no período de 01/04 a 10/06, o Programa Especial de Formação para os Presidentes das Cooperativas, a realização de um estudo sobre a adesão ao Plano de Previdência Privada da OCB e a audiência ocorrida no dia 24 de maio, em Brasília, com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que teve a participação dos presidentes dos Sistemas OCB, Márcio Lopes de Freitas, e Ocepar, José Roberto Ricken.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Fecularia Lopes investe R$ 10 milhões em unidade de Icaraíma