Criação da Universidade Federal da Fronteira Sul é aprovada na Câmara Federal

Edemilson Santana
Da Assessoria

Foi aprovado, semana passada (17), na Câmara dos Deputados, o projeto de lei que institui a criação da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul). A nova universidade será composta por cinco campi nas cidades de Laranjeira do Sul e Realeza (PR), Chapecó (SC) e Cerro Largo e Erechim (RS). A meta do projeto é que sejam ofertadas 10 mil vagas para estudantes de graduação, mestrado e doutorado em mais de trinta cursos.

O relator do projeto - Deputado Federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) - pediu inversão de pauta no plenário da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) para que o projeto fosse votado imediatamente. Aprovado por unanimidade na Comissão, o projeto, agora, será encaminhado ao Senado sem necessidade de passar pelo Plenário da Câmara, por se tratar de parecer conclusivo na CCJ.

A criação da UFFS tem por objetivo a integração da região e o desenvolvimento dos municípios próximos a grande fronteira do Mercosul. O relator do projeto comemorou a aprovação: "É uma grande vitória para a região. Muito me orgulha ter sido o relator deste Projeto de Lei, que beneficia, cada um com seu campus universitário, cidades com as quais tenho tantas afinidades biográficas", declarou o Deputado Osmar Serraglio, que nasceu e viveu sua infância e juventude na região onde a universidade será criada.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Serraglio recebe reivindicação de franqueados dos Correios