Deputado Osmar Serraglio discute situação de imigrantes brasileiros no Japão

Edemilson Santana
Da Assessoria

O Deputado Federal Osmar Serraglio (PMDB – PR) participou, dia 16, no Congresso Nacional, de avaliação da situação dos dekasseguis – imigrantes brasileiros que moram e trabalham no Japão. O evento, organizado pela Frente Parlamentar Brasil-Japão em parceria com a Embaixada do Japão, contou com a presença do embaixador japonês no Brasil, Ken Shimanouchi, e de membros do governo japonês, que confirmaram um pacote de medidas de apoio para estrangeiros afetados pelo desemprego.

O Japão é segunda maior economia do mundo. Mais de 300 mil brasileiros vivem e trabalham atualmente no país. O agravamento da crise financeira global fez crescer o número de desempregados, e os decasséguis estão entre os mais afetados. Desde o começo da crise, mais de 50 mil brasileiros deixaram o país.

O pacote de apoio anunciado pelo governo japonês prevê auxílios nas áreas de emprego, educação e habitação. Serão oferecidos cursos profissionalizantes, treinamentos de língua japonesa, além de aumento das vagas em escolas públicas para filhos de estrangeiros (há 40 mil estudantes brasileiros, dos quais 30 mil em escolas japonesas e 10 mil em escolas brasileiras), além de auxílio em dinheiro para os que desejarem retornar ao país de origem. Por volta de 3 mil brasileiros já solicitaram o auxilio para voltar ao Brasil.

O Japão é o único país no mundo que apresentou um programa de apoio específico aos imigrantes brasileiros. O Governo Japonês criou Gabinete de Apoio aos Estrangeiros: “Isso é um forte sinal de solidariedade e amizade entre o Japão e os brasileiros”, lembrou o deputado Osmar Serraglio, que representou, ano passado, a Câmara dos Deputados, como Primeiro Secretário, em viagem ao Japão. Na ocasião, o deputado participou de evento com o Imperador Japonês, Akihito tendo mantido encontros com o atual Primeiro Ministro, Taro Aso (foto), que já morou em São Paulo.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Fecularia Lopes investe R$ 10 milhões em unidade de Icaraíma