Presidente Lula assina criação da Universidade Federal do Fronteira Sul

Deputado Osmar Serraglio relator do projeto comemora: “É uma grande vitória para a região”

Edemilson Paraná

O presidente Lula sancionou hoje o projeto de criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS). A sanção foi realizada em solenidade oficial em Brasília com a presença de deputados, senadores e os ministros Fernando Haddad, da Educação e Paulo Bernardo, do Planejamento.

A UFFS é décima primeira universidade criada no governo Lula e será composta por cinco campi nas cidades de Laranjeira do Sul e Realeza (PR), Chapecó (SC) e Cerro Largo e Erechim (RS). Os prefeitos das cidades que receberão os campi e o governador de Santa Cantarina, Luiz Henrique da Silveira também estiveram presentes na solenidade.

A criação da UFFS tem como norte a integração da região e o desenvolvimento dos municípios próximos a grande fronteira do Mercosul. Ao todo serão ofertadas 10 mil vagas para estudantes de graduação, mestrado e doutorado em mais de trinta cursos.

Em seu discurso, o ministro da educação, Fernando Haddad, comentou os números do governo: “nós fomos o governo que mais abriu universidades federais na história do país, essa é a décima primeira e ainda abriremos mais três”. O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR), relator do projeto de criação da universidade e membro da Comissão de Educação da Câmara, disse estar satisfeito com a sanção: “Essa é uma grande vitória, pois permite o desenvolvimento da região sudoeste do Estado e gera oportunidade para que mais pessoas tenham acesso á educação. Estou honrado por ter sido o relator do projeto”.

Postagens mais visitadas deste blog

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Deputado Osmar Serraglio acompanha investimentos da indústria textil

Hospital do Câncer recebe novos recursos de Emendas de Osmar Serraglio