sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Na UNIPAR, Osmar Serraglio fala de “Ética na Política”


Vânio Pressinatte, da assessoria

O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB), ministrou na noite de quinta-feira (26), no Teatro Neiva Pavan Machado Garcia, no campus sede da Universidade Paranaense – UNIPAR, em Umuarama, a palestra intitulada “Etica na Política”. O evento fez parte do 3º Simpósio de Ética Envolvendo Seres Humanos, organizado pelo Comitê de Ética Envolvendo Seres Humanos (CEPEH) e aconteceu nos dias 26 e 27.

De acordo com o parlamentar, a questão da Ética na Política tem que ser examinada em três situações: do eleitor, do candidato mais adiante daqueles que ocupam os cargos públicos. “É um conjunto de ações que levam ao desrespeito aos princípios éticos, morais e legais”, disse Serraglio.

Osmar Serraglio citou como exemplo da falta de ética e corrupção o escândalo do “mensalão” investigado pela CPI dos Correios, da qual foi o Relator e levou ao julgamento do Plenário 19 deputados, dos quais, nove foram cassados ou renunciaram aos seus mandatos, três ministros e 15 diretores de estatais foram demitidos ou exonerados. Ainda encaminhou ao judiciário quase 130 envolvidos para responderem em diversos tribunais do país.

Questionado pelos acadêmicos sobre o “Ficha Limpa”, Serraglio disse que é muito importante que o eleitor analise bem antes de votar, quais são os verdadeiros interesses do candidato. Se os fins são coletivos ou particulares.

O palestrante, deputado Osmar Serraglio é mestre de direito pela PUC, foi professor e diretor da Faculdade de Direito da Unipar, foi por dois anos o 1º Secretário da Câmara Federal (cargo ocupado por outro paranaense há 45 anos) e é membro de diversas comissões na Câmara Federal, dentre elas, a Comissão de Constituiçao, Justiça e Cidadania, e a Comissão de Educação, além de ser vice-líder do seu partido na Câmara.

(Esta e outras atividades do deputado Osmar Serraglio no www.osmarserraglio.com).