Na UNIPAR, Osmar Serraglio fala de “Ética na Política”


Vânio Pressinatte, da assessoria

O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB), ministrou na noite de quinta-feira (26), no Teatro Neiva Pavan Machado Garcia, no campus sede da Universidade Paranaense – UNIPAR, em Umuarama, a palestra intitulada “Etica na Política”. O evento fez parte do 3º Simpósio de Ética Envolvendo Seres Humanos, organizado pelo Comitê de Ética Envolvendo Seres Humanos (CEPEH) e aconteceu nos dias 26 e 27.

De acordo com o parlamentar, a questão da Ética na Política tem que ser examinada em três situações: do eleitor, do candidato mais adiante daqueles que ocupam os cargos públicos. “É um conjunto de ações que levam ao desrespeito aos princípios éticos, morais e legais”, disse Serraglio.

Osmar Serraglio citou como exemplo da falta de ética e corrupção o escândalo do “mensalão” investigado pela CPI dos Correios, da qual foi o Relator e levou ao julgamento do Plenário 19 deputados, dos quais, nove foram cassados ou renunciaram aos seus mandatos, três ministros e 15 diretores de estatais foram demitidos ou exonerados. Ainda encaminhou ao judiciário quase 130 envolvidos para responderem em diversos tribunais do país.

Questionado pelos acadêmicos sobre o “Ficha Limpa”, Serraglio disse que é muito importante que o eleitor analise bem antes de votar, quais são os verdadeiros interesses do candidato. Se os fins são coletivos ou particulares.

O palestrante, deputado Osmar Serraglio é mestre de direito pela PUC, foi professor e diretor da Faculdade de Direito da Unipar, foi por dois anos o 1º Secretário da Câmara Federal (cargo ocupado por outro paranaense há 45 anos) e é membro de diversas comissões na Câmara Federal, dentre elas, a Comissão de Constituiçao, Justiça e Cidadania, e a Comissão de Educação, além de ser vice-líder do seu partido na Câmara.

(Esta e outras atividades do deputado Osmar Serraglio no www.osmarserraglio.com).

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Serraglio recebe reivindicação de franqueados dos Correios