Ministro demonstra apreço, mas a instalação da Polícia Federal fica pendente


Nesta quarta-feira (20) em Brasília, autoridades e lideranças de Umuarama foram recebidas em audiência pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para tratar da criação de Delegacia de Polícia Federal na cidade.

A pedido do Procurador da República em Umuarama, Dr. Robson Martins, o deputado federal Osmar Serraglio, Vice Líder do Governo, havia solicitado a audiência, que fora marcada para o dia 12 de dezembro passado mas, para haver mobilização maior, o deputado pediu ao Ministro a transferência para o início do ano legislativo, o que ocorreu nesta quarta-feira. Dr. Robson expôs tecnicamente as razões que fundamentam o pleito de Umuarama e entregou ao Ministro dados sobre processos e a criminalidade na região e um abaixo-assinado com mais de cinco mil assinaturas.

Segundo Osmar Serraglio, o Ministro Cardozo se mostrou solidário ao pleito, mas afirmou que ainda não tinha condições de sinalizar o atendimento. De acordo com o Ministro, apesar dos grandes esforços e da determinação da própria Presidente Dilma Rousseff para a intensificação dos trabalhos da Polícia Federal, especialmente nas áreas de fronteira do país, a instituição ainda não dispõe de pessoal suficiente para atendimento da solicitação dos umuaramenses. Ele ressaltou que existe inclusive concurso público da PF em aberto, mas o edital está em discussão no Supremo Tribunal Federal. Mas iria registrar, para priorizar quando retomasse as criações de Delegacias.

O parlamentar fez questão também de destacar a importância adesão da sociedade Umuaramense e de lideranças locais e regionais ao movimento agora fortalecido pelo Procurador Robson Martins e lembrou que desde 2002 tem apresentado o pedido a cada um dos ministros que passaram pelo Ministério da Justiça e, em 2007, chegou a encaminhar ao então Ministro Tarso Genro, por indicação do Plenário da Câmara dos Deputados o pedido sobre a DPF em Umuarama e em 2009, teve audiência com o mesmo ministro sobre o assunto e, em 2012, juntamente com o Robson Martins, trataram do assunto com o Diretor Geral da PF, delegado Leandro Daiello Coimbra.

O Procurador Robson Martins que apresentou ao Ministro todos os estudos técnicos que viabilizam a criação e instalação da DPF em Umuarama, sugeriu ao final que enquanto não se viabilize a delegacia que se crie ao menos um Posto da PF na cidade, o que a seu ver, contribuiria sensivelmente com a situação. Eduardo Cardoso viu maiores possibilidades nesta idéia e determinou uma análise sobre o caso. O prefeito Moacir Silva que já havia se comprometido em disponibilizar espaço para a instalação da unidade, se prontificou da mesma forma a fazê-lo no caso do Posto.

O Ministro destacou durante audiência que o deputado Serraglio havia sido seu chefe, quando foi sub-relator na CPMI dos Correios que investigou o Mensalão em 2005 e Serraglio era o Relator. O Deputado lembrou ainda que foram professores da mesma disciplina na PUC de São Paulo e que atuaram por muito tempo juntos da Comissão de  Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados e  ainda afirmou que o Ministro era um político exemplar, tanto que, embora fosse um dos políticos mais respeitados na Câmara dos Deputados,  surpreendeu o Brasil quando anunciou que não seria mais candidato a nada, por estar desiludido com os políticos. De fato, não se candidatou.

Participaram, além de Osmar Serraglio, diversas autoridades e lideranças, dentre as quais, o procurador Robson Martins, o prefeito Moacir Silva, o deputado estadual Fernando Scanavaca, o deputado federal Zeca Dirceu, o presidente da Amerios prefeito de Nova Olimpia Luiz Sorvos, o presidente da Associação Comercial de Umuarama Celso Zolim, o presidente da Câmara de Umuarama Marcelo Nelli, os vereadores Diemerson Castilho,  Pai Herói e Hemerson Yokota, além de representantes da OAB de Umuarama, dos Rotaries,  Receita Federal, entre outros.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Serraglio recebe reivindicação de franqueados dos Correios