Ministro do Planejamento assinará liberação do barracão do IBC, em Umuarama


Segundo deputado Osmar Serraglio, ministro Paulo Bernardo confirmou que estará na cidade para assinatura do convênio


Edemilson Paraná

O deputado federal Osmar Serraglio disse ontem (25) que o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão irá, em breve, á Umuarama para assinar a liberação do antigo barracão do Instituto Brasileiro do Café (IBC). O barracão será repassado ao prefeito Moacir Silva, que irá utilizá-lo para geração de emprego e renda por meio da instalação de diversas indústrias.

Serraglio comemorou: “há muito trabalhamos por essa liberação e ela finalmente irá se concretizar”. O deputado travou uma luta de anos pela obtenção do barracão para a cidade. Depois de sucessivas negociações com a Companhia Nacional de Abastecimento e Preços (CONAB), a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e o Ministério da Agricultura, o barracão chegou a ser liberado no ano passado. O prédio já estava sendo preparado para o uso quando o Ministério Público Federal (MPF), de Umuarama, interferiu e suspendeu sua utilização pela prefeitura. O MPF alegou impedimento da doação do prédio público para qualquer iniciativa que vise à geração de lucro. Agora, depois de novas negociações, o prédio deve ser finalmente disponibilizado ao município.

O IBC de Umuarama foi um dos últimos a serem desocupados no país. Mais de 360 mil sacas precisaram ser leiloadas antes que o barracão fosse totalmente desocupado. Com a desocupação, uma intensa disputa foi travada entre vários órgãos e autarquias interessados na utilização. Após a resolução do impasse, anos levaram até que todos os trâmites burocráticos fossem finalizados.

De acordo com a última decisão, que será assinada pelo ministro, o armazém deverá ser repassado á prefeitura. O deputado agradeceu o apoio que teve dos ministros paranaenses Reinhold Stephanes, da Agricultura, e Paulo Bernardo, do Planejamento. Serraglio avalia positivamente o resultado. “Esse é um anseio antigo da comunidade de Umuarama. A liberação é uma grande vitória para o município, que só tem a ganhar com o programa de geração de emprego e renda idealizado pelo prefeito Moacir Silva”.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Serraglio recebe reivindicação de franqueados dos Correios