quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Ministro do Planejamento assinará liberação do barracão do IBC, em Umuarama


Segundo deputado Osmar Serraglio, ministro Paulo Bernardo confirmou que estará na cidade para assinatura do convênio


Edemilson Paraná

O deputado federal Osmar Serraglio disse ontem (25) que o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão irá, em breve, á Umuarama para assinar a liberação do antigo barracão do Instituto Brasileiro do Café (IBC). O barracão será repassado ao prefeito Moacir Silva, que irá utilizá-lo para geração de emprego e renda por meio da instalação de diversas indústrias.

Serraglio comemorou: “há muito trabalhamos por essa liberação e ela finalmente irá se concretizar”. O deputado travou uma luta de anos pela obtenção do barracão para a cidade. Depois de sucessivas negociações com a Companhia Nacional de Abastecimento e Preços (CONAB), a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e o Ministério da Agricultura, o barracão chegou a ser liberado no ano passado. O prédio já estava sendo preparado para o uso quando o Ministério Público Federal (MPF), de Umuarama, interferiu e suspendeu sua utilização pela prefeitura. O MPF alegou impedimento da doação do prédio público para qualquer iniciativa que vise à geração de lucro. Agora, depois de novas negociações, o prédio deve ser finalmente disponibilizado ao município.

O IBC de Umuarama foi um dos últimos a serem desocupados no país. Mais de 360 mil sacas precisaram ser leiloadas antes que o barracão fosse totalmente desocupado. Com a desocupação, uma intensa disputa foi travada entre vários órgãos e autarquias interessados na utilização. Após a resolução do impasse, anos levaram até que todos os trâmites burocráticos fossem finalizados.

De acordo com a última decisão, que será assinada pelo ministro, o armazém deverá ser repassado á prefeitura. O deputado agradeceu o apoio que teve dos ministros paranaenses Reinhold Stephanes, da Agricultura, e Paulo Bernardo, do Planejamento. Serraglio avalia positivamente o resultado. “Esse é um anseio antigo da comunidade de Umuarama. A liberação é uma grande vitória para o município, que só tem a ganhar com o programa de geração de emprego e renda idealizado pelo prefeito Moacir Silva”.