Pessuti assina cessão de áreas e beneficia instituições em Umuarama


O governador Orlando Pessuti assinou nesta segunda-feira (dia 27) no Palácio das Araucárias, em Curitiba, cinco Termos de Direito de Uso de Imóvel, a cinco instituições que atuam na cidade de Umuarama. A cessão é uma antiga reivindicação da região e totaliza 145,2 hectares, beneficiando diretamente a Universidade Estadual de Maringá – UEM, Iapar – Instituto Agronômico do Parana, Emater – Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, Colégio Agrícola de Umuarama e IAP – Instituto Ambiental do Paraná.

A área foi doada na década de 90 pelo município de Umuarama à União para a instalação do Colégio Agrotécnico Federal que não chegou a entrar em funcionamento e ficou abandonada por aproximadamente 10 anos. Após reiteradas reivindicações do deputado federal Osmar Serraglio, finalmente no dia 15 de Outubro de 2010 o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo assinou a cessão ao Estado do Paraná para que fosse repassada as respectivas instituições.

De acordo com o deputado Osmar Serraglio, com a legalização do terreno todas as instituições poderão trabalhar com mais segurança. “Hoje a situação está legalizada e é possível destinarmos recursos, tanto da União quanto do Estado para melhorias e com isso oferecermos melhores serviços a toda a comunidade regional. Valeu a pena a nossa persistência. Foi uma grande luta, porém, com uma vitória ainda maior”, disse.

O governador Orlando Pessuti disse que procurou agilizar todo o processo assim que a União cedeu o imóvel ao Estado. “Nós estivemos juntamente com o Serraglio tratando desse assunto com o Ministro e assim que recebemos o documento fizemos questão de resolver esta situação”, disse. Ele lembrou ainda que assumiu o compromisso na última visita que fez a Umuarama quando da oficialização do grupamento independente do Corpo de Bombeiros.

O secretário especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral do Estado, Antonio Comparsi de Mello, elogiou a atitude do governador. “Com este ato, o governador Pessuti revela, mais uma vez, sua competência administrativa e sua enorme capacidade para o diálogo e para o atendimento das necessidades da população do Paraná”, disse.

A legalização do imóvel procurou respeitar a utilização já existente, ficando da seguinte forma: UEM: duas propriedades com área total de 59,1314 hectares – uma com 34,2630 e a outra com 24,8684 hectares); Iapar: 42,5760 hectares; Emater: 18,3442 hectares; Colégio Agrícola: duas propriedades com área total de 16,9990 hectares – uma com 14,4140 e a outra com 2,2850 hectares; e IAP: 4,2586 hectares. O deputado estadual Fernando Scanavaca também participou do ato de assinatura da cessão das áreas.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Fecularia Lopes investe R$ 10 milhões em unidade de Icaraíma