Serraglio presta homenagem aos taxistas na Câmara dos Deputados


O deputado federal Osmar Serraglio, usou a Tribuna da Câmara dos Deputados no dia 30 de Novembro para uma justa homenagem aos taxistas de Curitiba. O pronunciamento do parlamentar foi uma forma de enaltecer o trabalho da categoria no dia em que na capital paranaense é comemorado seu dia.

Abaixo, na integra, o discurso proferido no dia 30/11/2010
“Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, comemora-se hoje em Curitiba o Dia do Taxista, pois, por meio de lei municipal da Capital paranaense, o dia 30 de novembro foi consagrado aos taxistas.
Na condição de Parlamentar que recebeu expressivo apoio dessa prestigiada categoria, cumprimento efusivamente todos os seus integrantes, agradecendo não só o seu empenho, mas, acima de tudo, também os gestos de amizade com que se dedicaram à minha recondução a este Parlamento.
Embora seja a de taxista uma profissão quase centenária, até agora não se encontra regulamentada. Está na decisão desta Casa fazê-lo, aliás, está muito próxima essa aprovação, uma vez que a matéria já se encontra na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para deliberação em caráter conclusivo.
Em Curitiba, estão autorizados 2.252 táxis e cerca de 5 mil motoristas, contando-se os titulares e colaboradores, segundo dados da URBS - Urbanização de Curitiba, órgão a que está afeto o serviço.
Em sua grande maioria, os taxistas curitibanos estão integrados a centrais de táxis, o que lhes permite maior eficiência e presteza no atendimento à população e os dispensa de ficar rodando à procura da clientela.
As centrais também servem de apoio profissional aos filiados, na medida em que melhor os habilitam a prestar um serviço qualificado, valendo-se de intercomunicação moderna e de facilidade na identificação dos locais pretendidos, além de lhes oferecer a proteção especial que decorre do espírito associativista.
Nossos taxistas nos orgulham por sua permanente disposição de prestar excepcional serviço, a despeito dos problemas diuturnos que os acometem, como as dificuldades do trânsito, cada vez mais congestionado e estressante, além da insegurança e da violência que têm até mesmo ceifado a vida de alguns companheiros.
Nada os esmorece: socorrem em emergências, auxiliam no transporte de objetos, ajudam crianças e idosos. São sempre a mão amiga estendida a quem lhes solicitar os préstimos.
Para os que nos visitam, são nossos mensageiros, traduzindo as características e peculiaridades da pujante Curitiba. São eles que firmam a primeira impressão sobre nossa gente e fazem conhecida nossa Capital, ao conduzir os turistas aos locais que emprestam à cidade tanto destaque, não só nacional, como também internacional.
Em troca, são privilegiados e se enriquecem com o contato com tantas pessoas, das mais diferenciadas categorias, às vezes fazendo do trabalho uma aventura, pelas histórias ouvidas, vividas e compartilhadas com os passageiros.
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, desejo, por tudo isso, cumprimentar os taxistas curitibanos pelo transcurso de seu dia, augurando-lhes sucesso no exercício dessa nobre profissão.
Muito obrigado.”

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Serraglio recebe reivindicação de franqueados dos Correios