Osmar Serraglio novamente entre os “Cabeças” do Congresso


O DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar listou em seu relatório de 2012, 19ª edição, publicado nesta semana, os parlamentares “Cabeças” do Congresso Nacional, no qual, consta mais uma vez o nome do deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR), hoje vice-líder do Governo na Câmara e coordenador da Bancada Federal do Estado. Serraglio foi considerado articulador do Congresso, figurando entre 5 deputados do Paraná que foram destaques entre 513 parlamentares.

Os “Cabeças” do Congresso são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades. Segundo o relatório, entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destaca-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Para a classificação e definição dos nomes que lideram o processo legislativo, o DIAP adotou critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos institucionais (posto hierárquico), reputacionais (juízo que pessoas fazem sobre determinado ator político) e de decisão (capacidade de liderar e influenciar escolhas). Foram entrevistados deputados e senadores, assessores das duas Casas do Congresso, jornalistas, cientistas e analistas políticos.

Da lista consta ainda Dr. Rosinha (PT/articulador); Abelardo Lupion (DEM/negociador); André Vargas (PT) e Rubens Bueno (PPS) como debatedores. Veja o relatório completo em http://www.diap.org.br/images/stories/elite_2012.pdf.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Fecularia Lopes investe R$ 10 milhões em unidade de Icaraíma