quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Dr. Osmar pede unidade de Serviço de Geologia para a Região


O deputado federal Osmar Serraglio, vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, sugeriu na última semana, ao ministro de Minas e Energia Edson Lobão, providências no sentido de determinar que seja instalada em Umuarama, uma unidade operacional do Serviço Geológico do Brasil. A unidade seria parte da rede nacional de monitoramento integrado das águas subterrâneas do país.
O Serviço Geológico do Brasil tem como foco institucional a geologia e a hidrologia básicas do país, bem como o desenvolvimento de importantes áreas de aplicação, tais como a geologia ambiental, hidrogeologia e avaliação de riscos geológicos, bem como a atuação em parcerias institucionais com órgãos da administração federal, Estados e Municípios.
Na defesa de sua indicação, o deputado Osmar Serraglio diz que a instalação da unidade em Umuarama “permitirá que as atividades sejam acompanhadas mais de perto e se possa ter mais agilidade, segurança e presteza na tomada de decisões importantes para o êxito desse projeto”. Ele ressalta ainda que o empreendimento é de vital importância e contribuirá para a melhor gestão dos bens e recursos naturais do país em benefício de todos os cidadãos brasileiros.
Para o trabalho de monitoramento das águas subterrâneas brasileiras serão perfurados nove (09) poços tubulares, sendo três (03) localizados nas regiões Nordeste e Sudeste do Estado do Mato Grosso do Sul; três (03 localizados nas regiões Noroeste e Centroeste do Estado de São Paulo; e três (03) localizados na região Noroeste do Estado do Paraná.


Foto meramente ilustrativa