"Parece que ser honesto é coisa vergonhosa"

Vânio Pressinatte

Ao ser questionado sobre o resultado da CPI do mensalão, cujo escândalo veio à tona há cinco anos, em entrevista ao apresentador Devaur Menossi (Tatu), do Programa Tatu na TV, da TV Amizade de Umuarama, o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR), parafraseou Rui Barbosa em seu poema “Sinto Vergonha de Mim”, escrito há aproximadamente 100 anos, quando se referiu ao convívio com mensaleiros na Câmara Federal, dizendo o quanto o poema era atual.

Osmar Serraglio disse ter orgulho do trabalho realizado e da certeza de ter cumprido a missão para a qual o povo o elegeu - representar bem o povo, fiscalizando e zelando pelo patrimônio público. “No entanto, ao vermos tanta gente que à época renunciou ao mandato para não ser cassado pelo envolvimento nos desvios de dinheiro público, sendo
eleitos novamente e olhar pra gente como se nós fôssemos os culpados, é decepcionante, afirmou o deputado. Parece que ser honesto neste país é uma coisa vergonhosa. Nós é que temos que baixar a cabeça enquanto os envolvidos se fazem de inocentes”, disse.

Serraglio destacou a firmeza com que a Justiça, através do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, que recebeu as denúncias e conduziu o caso. “Todos os que têm foro privilegiado estão respondendo processo no STF e serão julgados. Os demais respondem processo na justiça comum”, destacou.

Osmar Serraglio concedeu entrevista ao apresentador Devaur Menossi, o Tatu, da TV Amizade de Umuarama

Osmar Serraglio, na entrevista, ainda falou dos avanços do ensino superior gratuito e de qualidade, e especialmente da ampliação no número de vagas que conquistou para Umuarama e região com sua participação na criação do campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e também do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Umuarama. “Hoje são 240, mas, em pouco tempo, o IFET oferecerá mais de 1000 vagas em cursos técnicos e a UEM, com o inicio dos cursos de engenharias, civil, de alimentos, e de meio ambiente, projeta 2800 alunos para 2014, quando todas as turmas estarão completas”.

O deputado lembrou que uma das suas primeiras lutas em defesa do ensino superior, foi a ampliação do número de alunos beneficiados pelo FIES no Paraná, que saltou de 2 mil para 20 mil alunos. “Nós reconhecemos a importância das universidades privadas e sabíamos que era necessário fazer algo para que estas universidades pudessem
facilitar o acesso dos acadêmicos, e o conhecimento que tínhamos sobre o assunto, como professor e diretor da Faculdade de Direito da Unipar (Universidade Paranaense), foi muito importante para os argumentos dos nossos pleitos”, destacou.

A importância do Centro de Eventos de Umuarama, já em construção, para alavancar o turismo de negócios e consequentemente atrair investidores para Umuarama, também foi abordada pelo deputado. “Durante muito tempo tivemos dificuldades em espaço adequado para um evento de grande porte e que comportasse um grande número de participantes. O Centro de Eventos de Umuarama será muito importante para o desenvolvimento regional”, assegurou.

“...de tanto ver prosperar a desonra,

de tanto ver crescer a injustiça,

de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,

o homem chega a desanimar da virtude,

a rir-se da honra,

a ter vergonha de ser honesto.”

Rui Barbosa – Sinto Vergonha de Mim

Postagens mais visitadas deste blog

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Deputado Osmar Serraglio acompanha investimentos da indústria textil

Hospital do Câncer recebe novos recursos de Emendas de Osmar Serraglio