terça-feira, 1 de junho de 2010

Osmar Serraglio recebe homenagem na UEM

Vânio Pressinatte

O deputado federal Osmar Serraglio foi homenageado na noite da última sexta-feira durante solenidade alusiva aos 40 anos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ocorrida em Umuarama. A homenagem foi feito pelo vice-reitor professor Doutor Mario Luiz Neves de Azevedo durante evento organizado pelo campus regional de Umuarama.

Na oportunidade, Mario de Azevedo ressaltou a importante participação do deputado Osmar Serraglio no processo de instalação do campus de Umuarama e também da sua atuação em defesa do ensino público em todo o Paraná. “O Dr. Osmar é um grande parceiro que muito lutou em defesa da nossa instituição e ainda continua lutando. Nós temos orgulho em sermos cobrados pelo Dr. Osmar por que a sua cobrança nos ajuda a crescer e oferecer um serviço cada dia melhor”, disse.

Além de Osmar Serraglio, foram homenageados, o deputado estadual Fernando Scanavaca; o prefeito Moacir Silva; o presidente do Sindicato Rural Renato Fontana; a ex-reitora Neusa Altoé; o diretor do campus Umuarama; professor Osvaldo Joaquim dos Santos; diversos servidores, dentre outros.

Osmar Serraglio foi homenageado na cerimônia de 40 anos da Universidade Estadual de Maringá

Ao falar em nome de todos os homenageados Osmar Serraglio destacou a qualidade do serviço prestado pela UEM e comparou com o ensino superior de primeiro mundo. “O que professores, pesquisadores fazem com a escassez de recursos destinados a ela é digno de louvor. Imagina o que fariam se recebessem os investimentos condizentes com as necessidades de uma instituição deste porte”, disse.

Osmar Serraglio também foi responsável pela ampliação significativa do numero de acadêmicos beneficiados com o FIES – Financiamento Estudantil no Estado do Paraná. Quando o deputado assumiu a Câmara Federal, o Paraná tinha uma universidade federal e apenas 2 mil alunos beneficiados, enquanto o Rio Grande do Sul, com população equivalente possuía 5 instituições federais e 20 alunos beneficiados. “Em pouco tempo conseguimos igualar o número de benefícios”, pontuou.

Dentre outras lutas em favor do ensino superior, Osmar Serraglio foi relator da criação do CEFET em Universidade Tecnológica; implantação do campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Umuarama; criação do campus da Universidade Federal do Parana-UFPR em Palotina, com a criação de 5 novos cursos; participou da comissão de criação do PROUNI; em 1999 incluiu emenda ao Orçamento Geral da União para criação de uma universidade internacionalizada, em Foz do Iguaçú, o que recentemente se transformou na UNILA. “Quando trazemos cursos superiores estamos olhando com atenção para as pessoas que confiaram em nós”, enfatizou Serraglio.