Osmar Serraglio recebe homenagem na UEM

Vânio Pressinatte

O deputado federal Osmar Serraglio foi homenageado na noite da última sexta-feira durante solenidade alusiva aos 40 anos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ocorrida em Umuarama. A homenagem foi feito pelo vice-reitor professor Doutor Mario Luiz Neves de Azevedo durante evento organizado pelo campus regional de Umuarama.

Na oportunidade, Mario de Azevedo ressaltou a importante participação do deputado Osmar Serraglio no processo de instalação do campus de Umuarama e também da sua atuação em defesa do ensino público em todo o Paraná. “O Dr. Osmar é um grande parceiro que muito lutou em defesa da nossa instituição e ainda continua lutando. Nós temos orgulho em sermos cobrados pelo Dr. Osmar por que a sua cobrança nos ajuda a crescer e oferecer um serviço cada dia melhor”, disse.

Além de Osmar Serraglio, foram homenageados, o deputado estadual Fernando Scanavaca; o prefeito Moacir Silva; o presidente do Sindicato Rural Renato Fontana; a ex-reitora Neusa Altoé; o diretor do campus Umuarama; professor Osvaldo Joaquim dos Santos; diversos servidores, dentre outros.

Osmar Serraglio foi homenageado na cerimônia de 40 anos da Universidade Estadual de Maringá

Ao falar em nome de todos os homenageados Osmar Serraglio destacou a qualidade do serviço prestado pela UEM e comparou com o ensino superior de primeiro mundo. “O que professores, pesquisadores fazem com a escassez de recursos destinados a ela é digno de louvor. Imagina o que fariam se recebessem os investimentos condizentes com as necessidades de uma instituição deste porte”, disse.

Osmar Serraglio também foi responsável pela ampliação significativa do numero de acadêmicos beneficiados com o FIES – Financiamento Estudantil no Estado do Paraná. Quando o deputado assumiu a Câmara Federal, o Paraná tinha uma universidade federal e apenas 2 mil alunos beneficiados, enquanto o Rio Grande do Sul, com população equivalente possuía 5 instituições federais e 20 alunos beneficiados. “Em pouco tempo conseguimos igualar o número de benefícios”, pontuou.

Dentre outras lutas em favor do ensino superior, Osmar Serraglio foi relator da criação do CEFET em Universidade Tecnológica; implantação do campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Umuarama; criação do campus da Universidade Federal do Parana-UFPR em Palotina, com a criação de 5 novos cursos; participou da comissão de criação do PROUNI; em 1999 incluiu emenda ao Orçamento Geral da União para criação de uma universidade internacionalizada, em Foz do Iguaçú, o que recentemente se transformou na UNILA. “Quando trazemos cursos superiores estamos olhando com atenção para as pessoas que confiaram em nós”, enfatizou Serraglio.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Fecularia Lopes investe R$ 10 milhões em unidade de Icaraíma