DR. OSMAR cobra mais qualidade e menos quantidade de leis


O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), vice-líder do Governo, disse na quinta-feira, na Câmara, que uma das formas de aumentar a qualidade das leis no Brasil será mudar o pensamento de que um bom parlamentar é aquele que apresenta muitos projetos de lei. Ele participou do primeiro Ciclo de Debates sobre Qualidade Legislativa, promovido pela Secretaria-Geral da Mesa Diretora.

"Não é produzindo leis aos borbotões que haverá bons legisladores, pelo contrário. A população precisa se convencer de que quanto menos leis nós fizermos é porque realmente nós seremos eficientes", argumentou Serraglio.

Ele chamou de "caótico" o modo de se aprovar certas propostas no Congresso Nacional e lembrou que, muitas vezes, projetos são alterados de última hora no Plenário da Câmara sem uma análise mais detalhada das consequências das mudanças.

A Secretaria-Geral da Mesa estima que, até outubro deste ano, 15 mil proposições estejam tramitando na Casa, entre projetos de lei, propostas de emenda à Constituição (PECs) e requerimentos.

Os próximos debates sobre qualidade legislativa vão acontecer nos dias 27 de outubro e 10, 24 e 25 de novembro. Esses debates ajudarão a Câmara cumprir o objetivo de não só melhorar a qualidade das leis aprovadas no Brasil como avaliar o impacto real delas nas vidas das pessoas. Esse controle da legislação já é feito em países como Inglaterra, Alemanha e Portugal. México, Índia e Turquia também começam a implementar o sistema de avaliação de projetos e de leis, que ainda não existe no Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Deputado Osmar Serraglio acompanha investimentos da indústria textil

Hospital do Câncer recebe novos recursos de Emendas de Osmar Serraglio