terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ministro lança Cartão Saúde e inaugura US em Curitiba


O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, juntamente com o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, o governador Beto Richa e o vice-líder do governo na Câmara, deputado federal Osmar Serraglio, inauguraram nesta terça-feira na capital do Estado uma Unidade de Saúde no Barreirinha. No Dia do Médico, a cidade também recebeu a implantação do Cartão Saúde.

"Se podemos ter o privilégio de implantar já essa inovação, é porque temos um sistema informatizado bem-estruturado e equipes de trabalho dedicadas e eficientes", disse Luciano Ducci sobre o Cartão Saúde. "A Unidade de Saúde Barreirinha é um grande benefício para esta região da cidade".

O ministro da Saúde Alexandre Padilha ficou impressionado com a qualidade do novo equipamento e o serviço ofertado em Curitiba. "Já tinha muita informação sobre o sistema de saúde de Curitiba, mas superou minhas expectativas. É uma oportunidade muito feliz poder associar a inauguração dessa unidade de saúde à implantação do cartão", comentou Padilha. Ele teceu elogios a atuação e da postura do vice-líder Serraglio. “Sua atuação e postura são exemplares para o país”, afirmou.

Beto Richa também destacou o papel da equipe de saúde e a ampliação do atendimento em Curitiba. "São profissionais altamente classificados e que possibilitam à administração refinar iniciativas de ponta como o Mãe Curitibana (de atenção materno-infantil), um verdadeiro presente para a comunidade", disse. Ele também confirmou a manifestação do ministro sobre Osmar Serraglio. “É um dos melhores e mais atuantes deputados do nosso país”, disse Richa.

Osmar Serraglio foi responsável por uma emenda federal de R$ 400 mil, do Ministério da Saúde para a construção da US, que teve um investimento de mais R$ 1,14 milhão da Prefeitura de Curitiba.

Cartão Saúde: O Cartão Saúde, implantado simultaneamente em 1300 cidades brasileiras, será a identidade de todos os brasileiros no sistema público de saúde. Com o cartão, que passará a vigorar em Curitiba já no mês de novembro, cada pessoa ganha um número, único em todo o território nacional. É a senha para acessar os dados do portador onde ele estiver.

"A ideia é tornar o atendimento mais eficiente e, ao mesmo tempo, melhorar o controle dos recursos investidos em saúde", explicou Padilha, em sua primeira visita à cidade como ministro. Ele também deixou marcado seu retorno a Curitiba para a inauguração do Hospital do Idoso Zilda Arns, no primeiro semestre de 2012.