Umuarama ganha subgrupamento independente do Corpo de Bombeiros


O governador Orlando Pessuti assinou na manhã de sábado (13) o decreto de criação do 8º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Umuarama (8º SGBI). A medida que faz parte do programa de reestruturação da Polícia Militar do Paraná (PMPR), trará a toda a região inúmeras vantagens, como o aumento do efetivo e uma independência administrativa. Ao todo serão criados aproximadamente 78 cargos de bombeiro militar para compor o quadro de pessoal da unidade, que atenderá 33 municípios da região.

A mudança eleva o então 3º Grupamento de Bombeiros (3º SGB) de Umuarama, antes subordinado a Maringá, a 8º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Umuarama. A alteração concede maior autonomia administrativa à unidade, que estará vinculada diretamente ao Comando Geral dos Bombeiros, em Curitiba. "Quem ganha com isso são os moradores da região. Aumenta-se o efetivo que passará de 49 homens para 127 e o número de municípios atendidos permanecerá praticamente igual. Isto repercute na ponta, ou seja, no trabalho de atendimento a população, que é o que mais interessa para os bombeiros e o governo do estado", garantiu o comandante-geral dos bombeiros do Paraná, coronel Geraldo Domaneschi.

Acompanhado pelo secretário Aramis Linhares Serpa (segurança) e pelo comandante-geral da PMPR, coronel Rodrigo Larsen Carstens numa cerimônia que contou com a presença de autoridades civis e militares, dos deputados federal, Osmar Serraglio e, estadual Fernando Scanavaca, do prefeito Moacir Silva, de Umuarama, outros prefeitos e vereadores da região, o governador disse que tem feito todo esforço para melhorar a estrutura da PM.

"Ao criarmos este subgrupamento independente estamos melhorando não só em termos de efetivo ou de estrutura, veículos e equipamentos, mas de uma maneira geral todo o setor de segurança pública.", lembrou Pessuti. "Com esse tipo de ação, estamos investindo não só nas macrorregiões do Estado, como Maringá e Curitiba, mas também em Umuarama, Guarapuava, Apucarana. Queremos levar o desenvolvimento e a segurança a todos os paranaenses", frisou.

O deputado Osmar Serraglio disse que é mais uma grande conquista que garantirá o melhor atendimento à população de Umuarama e de toda a região. Ele fez questão de ressaltar a valorização dada pelo governador Orlando Pessuti ao interior do Paraná. “Em tão poucos meses à frente do Executivo Estadual, ele valorizou diversas regiões do nosso Estado e especialmente nossa região”, disse.

Unidade precisa de ampliação
Para o comandante do novo Subgrupamento, capitão Carlos Alberto de Oliveira, a sede do 8º Subgrupamento de Umuarama precisará se adequar a nova medida."Hoje temos em nosso quartel viaturas e equipamentos suficientes para atender os 33 municípios da região. Porém, com o aumento no número de efetivo, precisaremos passar por uma reforma no nosso prédio, a afim de ampliarmos a estrutura física do quartel para recebermos mais bombeiros. Em um futuro próximo, já sentimos a necessidade da construção de mais uma unidade de bombeiros em uma das saídas de Umuarama", anunciou.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Fecularia Lopes investe R$ 10 milhões em unidade de Icaraíma