segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Umuarama ganha subgrupamento independente do Corpo de Bombeiros


O governador Orlando Pessuti assinou na manhã de sábado (13) o decreto de criação do 8º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Umuarama (8º SGBI). A medida que faz parte do programa de reestruturação da Polícia Militar do Paraná (PMPR), trará a toda a região inúmeras vantagens, como o aumento do efetivo e uma independência administrativa. Ao todo serão criados aproximadamente 78 cargos de bombeiro militar para compor o quadro de pessoal da unidade, que atenderá 33 municípios da região.

A mudança eleva o então 3º Grupamento de Bombeiros (3º SGB) de Umuarama, antes subordinado a Maringá, a 8º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Umuarama. A alteração concede maior autonomia administrativa à unidade, que estará vinculada diretamente ao Comando Geral dos Bombeiros, em Curitiba. "Quem ganha com isso são os moradores da região. Aumenta-se o efetivo que passará de 49 homens para 127 e o número de municípios atendidos permanecerá praticamente igual. Isto repercute na ponta, ou seja, no trabalho de atendimento a população, que é o que mais interessa para os bombeiros e o governo do estado", garantiu o comandante-geral dos bombeiros do Paraná, coronel Geraldo Domaneschi.

Acompanhado pelo secretário Aramis Linhares Serpa (segurança) e pelo comandante-geral da PMPR, coronel Rodrigo Larsen Carstens numa cerimônia que contou com a presença de autoridades civis e militares, dos deputados federal, Osmar Serraglio e, estadual Fernando Scanavaca, do prefeito Moacir Silva, de Umuarama, outros prefeitos e vereadores da região, o governador disse que tem feito todo esforço para melhorar a estrutura da PM.

"Ao criarmos este subgrupamento independente estamos melhorando não só em termos de efetivo ou de estrutura, veículos e equipamentos, mas de uma maneira geral todo o setor de segurança pública.", lembrou Pessuti. "Com esse tipo de ação, estamos investindo não só nas macrorregiões do Estado, como Maringá e Curitiba, mas também em Umuarama, Guarapuava, Apucarana. Queremos levar o desenvolvimento e a segurança a todos os paranaenses", frisou.

O deputado Osmar Serraglio disse que é mais uma grande conquista que garantirá o melhor atendimento à população de Umuarama e de toda a região. Ele fez questão de ressaltar a valorização dada pelo governador Orlando Pessuti ao interior do Paraná. “Em tão poucos meses à frente do Executivo Estadual, ele valorizou diversas regiões do nosso Estado e especialmente nossa região”, disse.

Unidade precisa de ampliação
Para o comandante do novo Subgrupamento, capitão Carlos Alberto de Oliveira, a sede do 8º Subgrupamento de Umuarama precisará se adequar a nova medida."Hoje temos em nosso quartel viaturas e equipamentos suficientes para atender os 33 municípios da região. Porém, com o aumento no número de efetivo, precisaremos passar por uma reforma no nosso prédio, a afim de ampliarmos a estrutura física do quartel para recebermos mais bombeiros. Em um futuro próximo, já sentimos a necessidade da construção de mais uma unidade de bombeiros em uma das saídas de Umuarama", anunciou.