segunda-feira, 14 de março de 2011

Acadêmico de Palotina manifesta gratidão a Serraglio


O Acadêmico do primeiro ano de agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus de Palotina, Augusto Tessele, fez questão de agradecer ao deputado Osmar Serraglio pela dedicação do parlamentar no processo de transformação da extensão da UFPR de Palotina em campus e com isso a implantação de outros cinco cursos, dentre os quais, agronomia, iniciado em 2011.

Para o pai, Antonio Augusto Tessele, além de o filho estar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade está estudando na sua cidade. “Isso é bom para toda a família, além de evitarmos uma grande despesa temos o filho perto de casa”, afirmou. Segundo o acadêmico, o mesmo ocorreu com diversos colegas, tanto de agronomia quanto nos demais cursos. “Mas em agronomia o índice de alunos locais e da região é ainda maior”, destacou.

O parlamentar foi responsável pela criação do campus da Universidade Federal do Paraná – UFPR em Palotina. Durante 15 anos, naquele município a UFPR funcionou como uma extensão com apenas o curso de medicina veterinária, e com a criação do campus, passou a contar com três cursos noturnos: tecnologia em agricultura, tecnologia em biocombustíveis e tecnologia em biotecnologia, sendo os dois últimos exclusivos no Brasil.

Em 2010, iniciou o curso de ciências biológicas/gestão ambiental e em 2011, deu inicio ao curso de agronomia. Um salto de 300 alunos quando extensão, para 2200 para 2015, quando todas as turmas estarão completas. Cada curso recebe por ano 80 alunos.