domingo, 27 de março de 2011

Hospital do Câncer em fase final de construção


Vânio Pressinatte

Durante reunião com secretários municipais de saúde, enfermeiros e ambulanceiros, além de alguns vereadores, prefeitos e o deputado federal Osmar Serraglio, a diretoria da União Oeste Paranaense de Estudo e Combate ao Câncer (Uopeccan), anunciou no último sábado (26), o início da última etapa da construção do Hospital do Câncer em Umuarama. Com 14 mil metros de construção, a Uopeccan Noroeste deve iniciar o atendimento à comunidade regional em 15 meses.

“Fechamos hoje com a construtora, a segunda e última etapa dos 14 mil metros quadrados”, afirmou o presidente da Uopeccan Cascavel, Ciro Kreuz. Ele disse que mais de 100 trabalhadores começarão a trabalhar a partir de segunda-feira (28). Após a conclusão da obra, que está prevista para dentro de um ano, a Uopeccan garante que com mais três meses o hospital estará equipado para funcionamento e atendimento da comunidade.

O presidente lembrou ainda que todo encaminhamento de pascientes da região, pagos pelo Sistema Único de Saúde nestes próximos meses será muito importante para a região, pois os recursos serão destinados à conclusão da obra de Umuarama. “Tudo o que vocês encaminharem para Cascavel retornará em investimentos para a finalização da Obra”, disse Kreuz.

O deputado federal, Osmar Serraglio, afirmou que a construção do Hospital do Câncer em Umuarama irá diminuir o sofrimento de várias pessoas. Segundo levantamento da diretoria regional, Umuarama manda por mês 400 pessoas com câncer para Cascavel e outras cidades. “Com as viagens o paciente fica vulnerável além de ser um grande sofrimento para as famílias. Esta é uma grande conquista para a região e com isso queremos diminuir o sofrimento das pessoas, dando mais dignidade no seu tratamento”, disse o deputado, lembrando que o sofrimento somente é reduzido pelo carinho que recebem das mãos amigas dos ambulanceiros e enfermeiras.

Serraglio destacou ainda que além dos investimentos do Uopeccan e de recursos públicos no Hospital, a participação da comunidade está sendo muito importante para a arrecadação de fundos para a obra. “O trabalho da Casa Vita Vitória e tantos voluntários é precioso para esta obra e temos que dar o devido reconhecimento, sem esse trabalho talvez não fosse possível realizar este sonho”, disse.