Debate na OAB aborda Ética na Advocacia


Vânio Pressinatte

Atendendo convite da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Paraná (OAB-PR), subseção de Umuarama, o vice-líder do Governo na Câmara, deputado federal Osmar Serraglio que é advogado, mestre em Direito Público pela PUC-SP, participou na noite de sexta-feira (03), de debate com advogados especializados sobre o tema “Crise Ética na Advocacia”, quando na oportunidade presidiu a mesa principal do encontro.

O evento é parte da Campanha de Valorização do Advogado Iniciante, promovida pela Comissão dos Advogados Iniciantes da subseção de Umuarama. Durante o debate, Serraglio abordou também a Ética na Política, uma de suas principais bandeiras desde seu primeiro mandato. Ele foi relator da CPI dos Correios que investigou o esquema do mensalão.

A mesa de debate foi composta, além de Serraglio, pela presidente da Comissão de Jovens Advogados Érica Peteno Kovalechen, pelo membro da comissão João Paulo Moreira e pelos conselheiros da OAB Gabriel Janero e Amadi Abdala. O evento foi prestigiado por advogados e acadêmicos de direito e teve inicio no dia 01 de Junho.

A boa relação de Osmar Serraglio com a Ordem dos Advogados é de longa data, já que o mesmo é conceituado profissional da área e também um dos grandes defensores da idéia encampada pela OAB do Paraná para a criação do TRF na Capital do Estado. O assunto já foi tema de audiência do parlamentar juntamente com o presidente da OAB-PR, José Lúcio Glomb com o vice-presidente da República, Michel Temer, o qual demonstrou simpatia na luta pela conquista. Glomb e Serraglio também participaram de encontro com outros parlamentares e representantes do Judiciário de audiência com o governador Beto Richa para tratar do assunto.

“Estou inteiramente à disposição para apoiar e lutar por essa conquista, que traria benefícios para população e para a justiça paranaense. Vamos exercer pressão política para que o governo federal dê sinal verde para o projeto, que propõe uma divisão melhor e mais justa dos tribunais federais”, disse o governador. Para Richa, é necessário estreitar as relações com a bancada federal paranaense e com os governadores dos estados que também passarão a abrigar TRFs caso o projeto seja aprovado.

Naquela oportunidade, Osmar Serraglio disse que a criação do TRF no Paraná é a garantia de cidadania aos paranaenses, aproximando o Poder Judiciário da população do Estado. “Temos lutado nesse sentido há algum tempo e agora estamos recebendo este importante apoio do governador, bem como do vice-presidente Michel Temer”, disse Serraglio.

A criação de novos Tribunais Regionais Federais em Curitiba, Manaus, Salvador e Belo Horizonte está prevista na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 544/02. Ela foi aprovada pelo Senado em 2002 e desde então aguarda votação na Câmara Federal. O projeto foi arquivado com o argumento do governo federal de inviabilidade financeira.

Postagens mais visitadas deste blog

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Deputado Osmar Serraglio acompanha investimentos da indústria textil

Hospital do Câncer recebe novos recursos de Emendas de Osmar Serraglio