Produtores de maçã buscam apoio para o setor


Representantes da Associação Brasileira de Produtores de Maçã – ABPM, Frutipar e outros entidades que congregam o setor, acompanhados do vice-líder do Governo na Câmara, deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) e parlamentares do Estado de Santa Catarina, estiveram recentemente em audiência com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Wagner Rossi, em busca de apoio para a cultura.

Segundo o vice-presidente da Frutipar, Carlos Lovo, O setor da maçã está em crise, o mercado está cada vez mais abastecido e consequentemente competitivo, as dificuldades financeiras são cumulativas. “As empresas mais tradicionais tem dificuldade de se adequar a nova realidade, pois, viveram períodos fartos, as mais novas contam com pomares mais produtivos, clones melhores e estruturas mais limpas e nem assim conseguem se manter com lucratividade”, lembra Lovo.

Para Pierre Nicolas Pérès, presidente da ABPM, além de todo o quadro a cultura é de alto risco com frustrações de safras, quebras de qualidade por pragas e doenças. “Os fatores climáticos e a constante insegurança com chuvas de granizo que pode por tudo a perder em minutos, deixando enorme prejuízo, também se somam às nossas preocupações”, ressalta.

De acordo com o vice-líder Osmar Serraglio, o Ministro Wagner Rossi se mostrou sensibilizado com a situação dos agricultores e determinou um estudo minucioso do caso à secretaria especial da agricultura do Ministério. “As reivindicações são justas e temos a obrigação de dar o nosso apoio a um setor produtivo e que emprega um grande número de trabalhadores, principalmente nos três estados do Sul”, detacou o parlamentar.

Moisés Albuquerque, também diretor da ABPM disse que o apoio do deputado Osmar Serraglio é fundamental para as negociações do setor com o Governo. Entre as reivindicações estão: Reestruturação do Setor da Maçã; Linha para implantação de tela anti-granizo; Acompanhamento da situação de quitação dos restos a pagar às seguradores acerca da subvenção ao prêmio de seguro agrícola, e pleito para a renovação dos valores para a Safra 2011/12; Mecanismos para conter as importações do produto, especialmente a ameaça da entrada de maçã chinesa; atuações do MAPA em prol da qualidade da maçã brasileira; Programa de Erradicação da Cydia pomonella e sistema de mitigação de risco de pragas; e Registro de novas moléculas.

Vânio Pressinatte

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Serraglio recebe reivindicação de franqueados dos Correios