quinta-feira, 31 de março de 2011

Projeto de Lei beneficia taxistas de todo o Brasil


Vânio Pressinatte

Na última semana, o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-Pr), Vice-Líder do PMDB na Câmara dos Deputados, promoveu encontro dos representantes dos taxistas de Curitiba e região metropolitana com a Senadora Gleisi Hoffmann para pedirem apoio da parlamentar ao Projeto de Lei que regulamenta a profissão da categoria. Já aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto deverá ser votado no Senado e, se aprovado, beneficiará mais de 150 mil trabalhadores do setor em todo o Brasil.

Na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), da Câmara, o deputado Osmar Serraglio apresentou três emendas atendendo pedido dos profissionais do setor: manter dois colaboradores além do permissionário, em vez de um como estava no projeto; transmissão da permissão a esposas e herdeiros no caso de falecimento do permissionário; e, proibição da penhora da licença do serviço.

De acordo com o deputado, em muitos municípios, em caso de morte do titular, a licença retorna à Prefeitura, deixando a família do falecido sem qualquer amparo. “O que desejo é garantir aos taxistas, permissionários e colaboradores e seus familiares o respeito à profissão e a garantia do trabalho”, disse Serraglio.

A Senadora Gleisi Hoffmann manifestou apoio à categoria e disse que defenderá, no Senado, o projeto da forma que foi aprovado na Câmara dos Deputados. “Apoio a causa e farei o possível para ajudar esses profissionais”, afirmou. No mesmo dia, Gleisi registrou a presença dos representantes da categoria no Plenário e, obteve de vários colegas senadores manifestações de apoio ao projeto.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Dr. Osmar se reúne com vice-presidente Michel Temer


O deputado federal Osmar Serraglio, vice líder do PMDB na Câmara dos Deputados, juntamente como deputado Moacir Micheletto, se reuniram com o vice-presidente da República Michel Temer, com quem trataram de vários assuntos de interesse da bancada do PMDB do Paraná, dentre os quais, o Código Florestal, bem como sobre as emendas parlamentares de interesse dos municípios paranaenses.

domingo, 27 de março de 2011

Hospital do Câncer em fase final de construção


Vânio Pressinatte

Durante reunião com secretários municipais de saúde, enfermeiros e ambulanceiros, além de alguns vereadores, prefeitos e o deputado federal Osmar Serraglio, a diretoria da União Oeste Paranaense de Estudo e Combate ao Câncer (Uopeccan), anunciou no último sábado (26), o início da última etapa da construção do Hospital do Câncer em Umuarama. Com 14 mil metros de construção, a Uopeccan Noroeste deve iniciar o atendimento à comunidade regional em 15 meses.

“Fechamos hoje com a construtora, a segunda e última etapa dos 14 mil metros quadrados”, afirmou o presidente da Uopeccan Cascavel, Ciro Kreuz. Ele disse que mais de 100 trabalhadores começarão a trabalhar a partir de segunda-feira (28). Após a conclusão da obra, que está prevista para dentro de um ano, a Uopeccan garante que com mais três meses o hospital estará equipado para funcionamento e atendimento da comunidade.

O presidente lembrou ainda que todo encaminhamento de pascientes da região, pagos pelo Sistema Único de Saúde nestes próximos meses será muito importante para a região, pois os recursos serão destinados à conclusão da obra de Umuarama. “Tudo o que vocês encaminharem para Cascavel retornará em investimentos para a finalização da Obra”, disse Kreuz.

O deputado federal, Osmar Serraglio, afirmou que a construção do Hospital do Câncer em Umuarama irá diminuir o sofrimento de várias pessoas. Segundo levantamento da diretoria regional, Umuarama manda por mês 400 pessoas com câncer para Cascavel e outras cidades. “Com as viagens o paciente fica vulnerável além de ser um grande sofrimento para as famílias. Esta é uma grande conquista para a região e com isso queremos diminuir o sofrimento das pessoas, dando mais dignidade no seu tratamento”, disse o deputado, lembrando que o sofrimento somente é reduzido pelo carinho que recebem das mãos amigas dos ambulanceiros e enfermeiras.

Serraglio destacou ainda que além dos investimentos do Uopeccan e de recursos públicos no Hospital, a participação da comunidade está sendo muito importante para a arrecadação de fundos para a obra. “O trabalho da Casa Vita Vitória e tantos voluntários é precioso para esta obra e temos que dar o devido reconhecimento, sem esse trabalho talvez não fosse possível realizar este sonho”, disse.

sábado, 26 de março de 2011

Sol inicia linha aérea Umuarama-Curitiba nesta segunda


Vânio Pressinatte

Um café da manhã seguido de vôos panorâmicos sobre a cidade de Umuarama e região marcou neste sábado (26) a chegada a Umuarama da aeronave da Sol Linhas Aéreas que fará a linha Umuarama-Curitiba-Umuarama a partir desta segunda-feira (28) diariamente de segunda a sexta-feira. O empresário Marcos Solano, presidente da companhia, juntamente com sua equipe chegou ao Aeroporto Orlando de Carvalho por volta das 10h30 a bordo da aeronave Let 410, produzidas pela Aircraft Industries, na República Tcheca.

Vôos partirão da Capital da Amizade para a Capital do Estado às 5h10 da manhã e retorna com saída às 22h10. “No início parecia sonho de Ícaro e hoje se torna uma realidade que beneficiará Umuarama e toda a região, disse o deputado federal Osmar Serraglio após pronunciamento do empresário Marcos Solano ao relatar o início de seus projetos com a aviação há praticamente 7 anos, quando dividia seus sonhos com o parlamentar. “Eu abria o note book e mostrava ao Serraglio os aviõeszinhos do meu projeto simulando as linhas que eu planejava”, havia dito o diretor da Sol.

O prefeito Moacir Silva aparentando muita euforia com a conquista, falou da luta travada com a reforma do Aeroporto para atender exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e também com a documentação para liberação da linha. O deputado estadual Fernando Scanavaca, destacou que a conquista muito contribuirá para o desenvolvimento local e regional. Também fez uso da palavra, o presidente da Associaçao Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) José Celso Zolin.
As obras de reforma e ampliação do Aeroporto Orlando de Carvalho devem praticamente dobrar a área construída. Atualmente, a estação possui 262,98 metros quadrados.

Passará a contar com aproximadamente 520 m². Entre as especificidades, a estação passará a ter áreas destinadas a fraldário, coffe bar, guichês para venda de passagens e atendimento dos usuários dos serviços aéreos, revistaria, check-in e outras dependências. A parte externa vai contar com cobertura e ganhará projeto de paisagismo com nova iluminação. Os portadores de necessidades especiais contarão com acesso exclusivo (idêntico aos que funcionam nos veículos de transporte coletivo).

AERONAVE - Avião de asa alta, o Let 410 proporciona uma ótima vista panorâmica da região sobrevoada, seus dois motores Turbo-Hélice Walter M601 E, com potência de 751shp (cada motor) em conjunto com a hélice AVIA penta-pá, produzem baixo nível de ruído e vibração para os passageiros. Com amplo espaço interno e bancos ergonômicos em couro, proporciona grande conforto aos passageiros.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Umuarama recebe o melhor do xadrez infantil e juvenil


O deputado federal Osmar Serraglio, participou na tarde desta sexta-feira (18), da abertura do Campeonato Paranaense de Xadrez, Infantil e Juvenil que está sendo realizado na cidade de Umuarama. O evento está acontecendo no Salão de Eventos do Hotel Caiuá e conta com 250 enxadristas com idade de 14 a 17 anos. Os participantes são campeões regionais que representam aproximadamente 40 municípios do Paraná.

O evento faz parte do calendário municipal de Esporte e Lazer e é a abertura do calendário para abertura de campeonatos estaduais. A promoção é da Federação Paranaense de Xadrez e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Prefeitura Municipal. “é uma honra para Umuarama receber os melhores enxadristas do Paraná nesta faixa etária. Sejam todos bem vindos” disse o prefeito Moacir Silva, na abertura da solenidade.

O deputado federal Osmar Serraglio exaltou a importância desse esporte para o desenvolvimento intelectual dos participantes. Ressaltou a história da criação da cidade de Umuarama e disse aos participantes para se sentirem em casa. “Umuarama na língua indígena significa lugar alto onde os amigos se encontram. Aqui é a Capital da Amizade, então, aproveitem a oportunidade para fazerem novos amigos. Ele parabenizou o prefeito Moacir Silva e equipe pela iniciativa.

Já o deputado estadual Fernando Scanavaca, destacou Umuarama como um centro universitário e colocou a cidade a disposição de todos para que num futuro próximo possam ser acadêmicos em Umuarama. “Estamos com as portas abertas para que vocês num futuro breve venham estudar e morar em Umuarama”, disse o deputado.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Richa determinou ao DER estudos sobre o traçado da Boiadeira


Vânio Pressinatte

O Governador Beto Richa, esteve nesta quinta-feira (17), em visita à 37ª Expo-Umuarama, 10ª Internacional. Ele foi recebido pelo presidente da Sociedade Rural de Umuarama, prefeito Moacir Silva, deputado federal Osmar Serraglio, deputados estaduais Nelson Garcia e Fernando Scanavaca, além do presidente da Amerios, prefeito de Cidade Gaucha Vitor Leitão, demais prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e empresariais dentre outras.

Durante entrevista coletiva, Beto Richa reforçou a determinação do Estado em atender a reivindicação da região no que diz respeito à duplicação da Rodovia PR 323, no entanto, destacou que inicialmente o estado fará melhorias nos acessos, construção de terceiras pistas entre outras, para num outro momento, buscar recursos para o atendimento do pleito da região. “Eu reconheço a importância desta obra, mas não posso prometer algo que ainda não posso fazer. Mas vamos iniciar fazendo o que é possível para proteger a vida nesta estrada”, disse o governador.

Ele destacou ainda que o Governo do Paraná, juntamente com o Governo do Mato Grosso do Sul estão elaborando o projeto do ramal ferroviário que ligará os dois estados. No projeto foi incluído o trecho Guaira a Cianorte. “Esta é uma grande conquista, especialmente para o Paraná e nossa região”, disse Osmar Serraglio que representa os parlamentares federais do Paraná no grupo de Estudo do Projeto.

Traçado da Boiadeira
Questionado pela imprensa sobre a posição do Estado sobre o traçado da Estrada Boiadeira, Beto Richa disse que já determinou ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) que se intere da proposta apresentada por Umuarama, na pessoa do deputado Osmar Serraglio e que a análise seja estritamente técnica. “O Governo do Paraná fará todo possível para que nem Umuarama e nenhum município sejam prejudicados e faremos de tudo para que a Estrada Boiadeira aconteça”, disse Richa.

Osmar Serraglio prestigia posse de Luchetta na ASSESPRO


Vânio Pressinatte

O Deputado Osmar Serraglio prestigiou, nesta terça-feira (15), a posse do empresário paranaense Luis Mario Luchetta (ao centro na foto) na presidência nacional da ASSESPRO (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet), a mais antiga entidade do setor no Brasil.

Fundada em 1976, a Assespro vem defendendo legitimamente os interesses das empresas nacionais de informática. A importância da Assespro é reconhecida em todos os níveis do governo, sendo membro ativo do Comitê da Área de Tecnologia da Informação e do Comitê Gestor da Internet do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Hoje a ASSESPRO representa mais de 1400 empresas de software e serviços de informática a ela ligadas por intermédio de treze unridades regionais, cada uma com diretoria própria, eleita democraticamente. O universo de associados é composto de empresas privadas nacionais dos segmentos de processamento de dados, produção e distribuição de software, consultoria e treinamento.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Acadêmico de Palotina manifesta gratidão a Serraglio


O Acadêmico do primeiro ano de agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus de Palotina, Augusto Tessele, fez questão de agradecer ao deputado Osmar Serraglio pela dedicação do parlamentar no processo de transformação da extensão da UFPR de Palotina em campus e com isso a implantação de outros cinco cursos, dentre os quais, agronomia, iniciado em 2011.

Para o pai, Antonio Augusto Tessele, além de o filho estar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade está estudando na sua cidade. “Isso é bom para toda a família, além de evitarmos uma grande despesa temos o filho perto de casa”, afirmou. Segundo o acadêmico, o mesmo ocorreu com diversos colegas, tanto de agronomia quanto nos demais cursos. “Mas em agronomia o índice de alunos locais e da região é ainda maior”, destacou.

O parlamentar foi responsável pela criação do campus da Universidade Federal do Paraná – UFPR em Palotina. Durante 15 anos, naquele município a UFPR funcionou como uma extensão com apenas o curso de medicina veterinária, e com a criação do campus, passou a contar com três cursos noturnos: tecnologia em agricultura, tecnologia em biocombustíveis e tecnologia em biotecnologia, sendo os dois últimos exclusivos no Brasil.

Em 2010, iniciou o curso de ciências biológicas/gestão ambiental e em 2011, deu inicio ao curso de agronomia. Um salto de 300 alunos quando extensão, para 2200 para 2015, quando todas as turmas estarão completas. Cada curso recebe por ano 80 alunos.

Sicredi Vale do Piquiri encerra Processo Assemblear 2011


O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR), participou como convidado, no último sábado, da Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária do Sicred Vale do Piquiri, onde, delegados representando os 72 núcleos de associados votaram os assuntos em pauta na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no sábado (12), em Palotina.
O evento finalizou o Processo Assemblear 2011, da Sicredi Vale do Piquiri, reunindo diretoria, membros dos conselhos de administração e fiscal, coordenadores e vices dos núcleos e convidados.
As Assembleias de Núcleos foram realizadas entre os dias 04 e 23 de fevereiro, com a participação de mais de 3.200 associados, de toda a área de atuação da cooperativa. “A participação dos associados no momento de decisão é de fundamental importância para a gestão e desenvolvimento da cooperativa”, comentou o presidente Jaime Basso.
Entre os assuntos em pauta estiveram: prestação de contas, desempenho da cooperativa em 2010, destinação das sobras, eleição dos membros do conselho fiscal e assuntos gerais.

O melhor ano da cooperativa
Com um resultado 56% superior ao ano anterior, os associados comemoram o melhor ano da história. Entre os fatores que contribuíram para o desempenho estiveram o crescimento econômico, a credibilidade da cooperativa de crédito, a simpatia e confiança da comunidade e a oferta de produtos e serviços de qualidade. 2010 foi o ano de maior incremento do quadro social, maior volume de depósitos, maior volume de crédito e crescimento de 37% nos ativos totais. “Esse crescimento só foi possível, porque o associado acreditou mais na cooperativa, realizando negócios com a sua instituição financeira”, ressaltou o presidente.
Parcerias foram importantes para o desenvolvimento, entre elas, com o Banco Cooperativo Holandês – Rabobank, favorecendo o intercâmbio de informações e de conhecimentos técnicos entre os Sistemas Cooperativos; com a Redecard, proporcionando aumento na rede de aceitação do Cartão Sicredi e o ingresso das seguradoras Sul América e HDI. Neste caso permitindo que o Sicredi atue de forma mais competitiva em nichos como o de veículos de carga, picapes e automóveis de passeio.
Contribuíram ainda para o resultado, a melhoria tecnológica dos canais de atendimento, maior volume nas operações de crédito e crescimento nas carteiras de seguro e consórcio.
Paralelo a evolução dos números, a qualificação profissional foi constante. A cooperativa realizou diversos treinamentos e deu início ao Programa de Desenvolvimento de Gestores, com o objetivo de melhorar a prestação de serviços aos associados e aproveitar as oportunidades de crescimento regional. “Fica o agradecimento ao associado por acreditar na cooperativa e a certeza de que estamos no rumo certo de desenvolvimento”, finaliza Basso.
Osmar Serraglio parabenizou a diretoria e todos os associados do Sicred pelos excelentes resultados apresentados e comparou o que o bom de tudo isso, é que o resultado nao fica na mão de meia dúzia de diretores ou acionistas, e sim para todo o corpo de associados.