Ministro da Justiça e Governador inauguram penitenciaria em Cruzeiro do Oeste


O vice-líder do Governo na Câmara e coordenador da Bancada Federal do Paraná em Brasília, deputado federal Osmar Serraglio, participou na sexta-feira (30) em Cruzeiro do Oeste, ao lado do governador Beto Richa e do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, além de outras autoridades, da inauguração da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste, com vagas para 720 presos.

Com a penitenciária de Cruzeiro, o governador Beto Richa diz que grande parte do problema prisional da região Noroeste está sendo resolvida. “Nossa meta é dar condições de vida mais dignas aos aprisionados, não violando seus direitos humanos. Não podemos admitir cadeias abarrotadas de presos, vivendo em situações desumanas. E o plano da Secretaria de Justiça, em parceria com o Governo Federal, é ter todos os detentos do Paraná trabalhando e estudando, com formação cidadã, para que sejam reintegrados na sociedade, depois que cumprirem suas penas”, relata.

Visitando o Noroeste pela primeira vez, o ministro José Eduardo Cardozo afirma que o sistema prisional do Brasil é tormentoso, com pessoas presas em condições inaceitáveis no que diz respeito à dignidade humana. “Hoje as cadeias são fábricas preparatórias para grandes delinqüentes, mas dentro do plano de melhoria do sistema prisional, proposto pela presidente Dilma, já foram investidos R$ 1,1 bilhão na construção de presídios e na mudança desse sistema, implantando dentro dessas unidades, formação educacional e cidadã, além do ensino profissionalizante”, informa o ministro.

Serraglio que ressaltou a importância da penitenciaria para o sistema prisional do Estado, fez questão de lembrar a parceria entre os governos Estadual e Federal e lembrou também sua amizade de longa data com o Ministro Cardozo, com quem já conviveu, além da Câmara dos Deputados e na CPI dos Correios, também na PUC São Paulo, quando deram aulas na faculdade de Direito.

Até o final de 2013, presos de 29 carceragens administradas pela Secretaria da Segurança Pública devem ser transferidos para o Sistema Penitenciário Estadual. Com a medida, a responsabilidade pela guarda dos detentos fica a cargo da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

A previsão do governo é que até o mês de junho, cerca de 2,5 mil detentos deixem as delegacias e distritos. A prioridade será a transferência das mulheres. Aproximadamente 660 presas que estão em delegacias na região de Curitiba e no interior serão levadas para uma unidade feminina no Complexo Penitenciário de Piraquara.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Serraglio recebe reivindicação de franqueados dos Correios