Invasões Indígenas - Osmar Serraglio pede mobilização de produtores rurais e da sociedade



Durante evento de comemoração dos 37 anos da Caciopar – Coordenadoria das Associações Industriais e Comerciais do Oeste Paranaense no sábado (23), em Terra Roxa, o deputado federal Osmar Serraglio, vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária disse que os produtores rurais devem se mobilizar e conscientizar toda a sociedade sobre a insegurança vivida pelo setor produtivo rural com as invasões de indígenas na região, especificamente em Guaíra e Terra Roxa.

O deputado disse que é um absurdo a forma com que o assunto é tratado colocando em risco a segurança de centenas de famílias de produtores que há décadas adquiriram suas propriedades e de repente se vêem no risco de saírem sem direito a nada. “Não somos contra os índios, mas o que exigimos é o mínimo de respeito aqueles que ajudam a alimentar este país e gerar divisas por meio da sua produção”, disse.

Serraglio destacou que a insegurança com as questões indígenas é vivida em todo o país e citou como exemplo o processo de criação de uma reserva indígena com aproximadamente 14 mil hectares no município de Umuarama, no Noroeste do Paraná, “onde não existe sequer um índio”, frisou. Ele lembrou que o marco temporal para a criação das reservas indígenas é o dia 05 de outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal Brasileira. “Onde havia índio naquela data seria passível de criação de reserva dentro de um período de cinco anos”, ressalta. “Hoje se procura criar novas reservas a todo o momento sem nem sequer ouvir os municípios, os estados ou o Congresso Nacional”.

“O mínimo que se pede é que em respeito aos nossos produtores que adquiriram seus imóveis de forma legal, se querem criar reservas, que paguem o valor devido, afinal, os títulos de propriedade são legais e outorgados na forma da lei”, acrescentou. Serraglio diz que a Portaria 303 da Advocacia Geral da União que está suspensa, é um paliativo para que a segurança seja retomada no campo. “Os produtores devem se mobilizar, juntamente com a sociedade e exigir que ela volte a vigorar”, disse.

O Brasil tem quase 900 mil índios de 305 etnias e 274 idiomas e ocupam 13,3% do território nacional, ou seja, 851.196.500 hectares, 112.955.193 hectares são formados por terras indígenas.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Serraglio recebe reivindicação de franqueados dos Correios