Serraglio admite divisão no PMDB do Paraná sobre 2014



Presidente do Diretório Estadual do PMDB, o deputado federal Osmar Serraglio admite que o partido está dividido sobre qual rumo tomar nas eleições de 2014, e por enquanto não há sinal de que a legenda chegue a um consenso tão cedo. Na semana passada, o senador Roberto Requião e o ex-governador Orlando Pessuti anunciaram a intenção de disputar a indicação de candidato próprio peemedebista ao governo do Estado. Mas internamente, existem alas que defendem o apoio à reeleição do governador Beto Richa (PSDB), e outros que preferem o alinhamento com a candidatura de oposição da ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT).
Serraglio foi eleito para presidir o PMDB paranaense em dezembro do ano passado, em uma articulação que uniu a bancada do partido na Assembleia Legislativa e o grupo de Pessuti, e derrotou a ala encabeçada por Requião. E apesar da maioria dos deputados estaduais apoiarem o governo Richa, o parlamentar garante que isso não significa alinhamento automático ao projeto de reeleição do tucano. “Não tem nada a ver. Não sou Beto, nem Gleisi, nem Requião e nem Pessuti. Sou presidente porque não pendo para nenhum lado”, explica ele.
Segundo Serraglio, caso Requião fosse eleito presidente, estaria praticamente definida a candidatura do senador ao governo. “Minha vitória no diretório significa que o PMDB n ão quer precipitação. A ideia é não haver imposição”, avalia.
O dirigente admite que Requião leva certa vantagem, por conta de ter sido governador por três mandatos. “O Requião está na dianteira. Mas a derrota na convenção mostrou que ele não soube agregar o suficiente. Ele tem muitos adeptos e muitos adversários (internos). Internamente talvez o Pessuti tenha mais simpatia”, considera.
Serraglio não sabe dizer como ou quando o partido vai sair desse dilema. “Naturalmente o ideal seria caminhar para algo que não crie muita divergência interna. No limite vai ser na convenção. A ideia é não chegar até aí”, explica, referindo-se à convenção de junho de 2014, quando o partido terá que tomar uma posição oficial. “Agora o que temos é opções. Temos dois pretendentes (Requião e Pessuti) e tendências pró-Beto (Richa) e Gleisi. Independente de toda a liderança que reconhecemos no Requião, nada impede que avaliemos outras alternativas”, alega.
PMDM Nacional - O deputado reconhece ainda que a questão nacional, onde o PMDB já definiu a manutenção da aliança com o PT, e do apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff, com o presidente nacional do partido e vice-presidente da República, Michel Temer, na chapa da petista, poderá influir na decisão loca. “Depende do interesse lá de cima. Vão trabalhar em cima do que mais favoreça a Dilma”, afirma. Ele diz não acreditar, porém, em veto ou intervenção em caso de decisão de apoio a Beto Richa. “Se a aliança tiver um perfil diferente, terá que passar pela direção nacional”, confirma. (www.bemparana.com.br).

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Fecularia Lopes investe R$ 10 milhões em unidade de Icaraíma