Reunião com Temer tenta acordo sobre Código Florestal


O deputado federal Osmar Serraglio, vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados, participou na manha de quarta-feira (13) de audiência com o Presidente da República em exercício, Michel Temer, com a cúpula responsável pela finalização do Código Florestal, que deve ser votado de 15 a 30 dias na Câmara dos Deputados.

A proposta que aguarda votação no Plenário da Câmara é o substitutivo do deputado Aldo Rebelo ao PL 1876/99, que foi aprovado no ano passado por uma comissão especial. Em março deste ano, o presidente da Câmara, Marco Maia, criou um grupo de trabalho para atuar como uma câmara de negociação, mas ainda não foi definido um texto consensual.

Representantes dos ruralistas voltaram a defender apenas ajustes no substitutivo de Aldo Rebelo e ressaltaram a urgência do Congresso aprovar mudanças na atual legislação ambiental. O deputado Moreira Mendes (PPS-RO), por exemplo, afirmou, logo após o encontro no Palácio do Planalto, que as divergências diminuíram e que serão necessárias apenas mudanças na redação do texto aprovado no ano passado.

O deputado Osmar Serraglio, concorda com o deputado Aldo Rabelo (PCdoB-SP), autor do substitutivo ao PL 1876/99, quando diz que já há consenso em torno das mudanças que precisam ser feitas em seu texto, estando próximo de 98 ou 99% de se fechar um acordo. “Estamos muito próximos de resolvermos todas as divergências em torno da questão”, disse Serraglio.

Desmatamento
O substitutivo de Aldo Rebelo dispensa as propriedades com até quatro módulos fiscais da necessidade de manter reserva legal. Tanto a lei atual quanto a nova proposta preveem limites de reserva diferentes para cada região do País e tipo de bioma. Na Amazônia, em áreas de floresta, a reserva deve corresponder a 80% da propriedade. Nas outras regiões, esse percentual é de 20%. O módulo fiscal também é variável em função das regiões em que se localiza a propriedade. Na Amazônia, equivale a 100 hectares, enquanto no Sul e no Sudeste, fica, em média, em 20 hectares.

Além de Michel Temer e Osmar Serraglio, participaram do encontro, o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Júlio Cesar (DEM-PI; presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Giovani Cherini (PDT-RS); presidente da Comissão Especial de Reforma do Código Florestal da Câmara dos Deputados, Moacir Micheletto (PMDB-PR); o Relator o deputado Aldo Rabelo (PCdoB-SP); e o presidente da Frente Parlamentar do Meio Ambiente, deputado Sarney Filho.

Postagens mais visitadas deste blog

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Deputado Osmar Serraglio acompanha investimentos da indústria textil

Hospital do Câncer recebe novos recursos de Emendas de Osmar Serraglio