Serraglio diz que apoiar Pacto Oeste é atitude inteligente


Vânio Pressinatte, da assessoria

O vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, deputado federal Osmar Serraglio, que é também membro do grupo de estudos indicado pelo Ministro Paulo Bernardo para representar a bancada paranaense no projeto do ramal ferroviário ligando Maracajú, no Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá, no Paraná, disse que é uma atitude inteligente do Governo do Paraná apoiar o projeto denominado Pacto Oeste. “Quem ganha com isso é o povo do Paraná e do Brasil. Acreditamos no sucesso do projeto desde o início e continuaremos dando o apoio necessário para sua concretização”, disse o parlamentar.

Serraglio que tem sido presença constante nos encontros para tratar do assunto aplaudiu a iniciativa do governador Beto Richa, quando na segunda-feira (25), afirmou que o governo do Paraná vai trabalhar para tornar realidade o projeto que pretende transformar o eixo Cascavel, Guaíra e Canindeyú (Paraguai) no maior corredor de produção de proteína animal do mundo. O plano prevê a construção de uma plataforma intercontinental para fomentar a circulação de mercadorias na região, incluindo a implantação de estruturas de processamento e armazenagem em Guaíra e uma série de obras de infraestrutura que desenvolvam os modais ferroviário, hidroviário, rodoviário e aeroportuário do Estado.

O programa, denominado Pacto Oeste, foi apresentado ao governador pelo coordenador técnico, Josemar Ganho, e por 11 prefeitos que integram o pacto. O objetivo é integrar e desenvolver as economias do Paraná e do Paraguai com investimentos em infraestrutura e logística. “Ao institucionalizar o Pacto Oeste estamos desenhando um futuro promissor para o Paraná. Vamos apoiar e investir na infraestrutura para que esse projeto desenvolva a nossa economia”, garantiu o governador, ressaltando que o sistema facilitará o escoamento das safras e irá gerar riquezas e empregos no Paraná.

Josemar Ganho, afirma que o corredor será o maior centro logístico do interior do continente e deve integrar a infraestrutura regional, nacional e continental. Ele explica que o sistema multimodal permitirá o escoamento das matérias primas dos estados e países vizinhos para a matriz de processamento que será construída em Guaíra. Dessa maneira será possível exportar e transformar os produtos em proteína animal.

Entre as necessidades de infraestrutura apontadas para viabilizar o programa estão a duplicação das BRs 277 e 163; um corredor ferroviário bioceânico Atlântico/Pacífico, que ligará o porto do Paraná aos portos do Chile; a construção de um aeroporto de cargas em Guaíra; e a consolidação da hidrovia Paraná/Tiete; e a ligação ferroviária de Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá e de Cianorte a Guaíra. Este último, uma das grandes bandeiras de Osmar Serraglio, que tem sido tema de diversos encontros do parlamentar, tanto em nível estadual quanto federal.

“Temos que pensar grande e é isso que queremos. O eixo modal irá inserir o Paraná no ciclo de desenvolvimento industrial e tornar este estado um protagonista da economia mundial. É um programa grandioso, que demonstra a importância do Paraná”, disse Ganho. Ele afirma que o próximo passo será marcar uma audiência com a presidente Dilma Rousseff e a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, para apresentar o Pacto Oeste.

O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, diz que o projeto é importante e trará benefícios para todo o Paraná. “Há muitos grupos interessados em financiar o programa. O governo do Paraná tem uma importante tarefa de desenvolver o plano e tornar o estado um grande produtor de proteína. Passamos por um longo período de estagnação e agora o Paraná tem pressa”, afirmou.

Os municípios que fazem parte do Pacto Oeste são: Cascavel, Toledo, Assis Chateaubriand, Nova Santa Rosa, Mercedes, Palotina, Guaíra, Marechal Candido Rondon, Quatro Pontes e Maripá. Participaram ainda do encontro com o governador os secretários do Planejamento, Cassio Taniguchi; da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros; do Meio Ambiente, Jonel Iurk; do Turismo, Faisal Saleh; o secretário-chefe da Casa Civil, Durval Amaral; o deputado estadual Nelson Garcia, entre outros.

Postagens mais visitadas deste blog

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Deputado Osmar Serraglio acompanha investimentos da indústria textil

Hospital do Câncer recebe novos recursos de Emendas de Osmar Serraglio