sexta-feira, 9 de março de 2012

PMDB se articula para eleições municipais de 2012


O foco principal do encontro regional do PMDB ocorrido na noite de quinta-feira (08) em Umuarama teve como principal foco as eleições municipais de 2012. Dirigentes do partido de mais de 20 municípios da Amerios, prefeitos, vereadores, pré-candidatos a prefeitos e a vereadores, representantes de partidos aliados e simpatizantes prestigiaram o encontro que teve como personagens principais o ex-governador Orlando Pessuti e o deputado federal Osmar Serraglio, vice-líder do Governo na Câmara.

O objetivo do evento foi traçcar um panorama da situação e as pretensões do partido para o pleito de 2012, bem como possíveis alianças e esclarecer dúvidas eleitorais dos pré-candidatos a prefeito e vereador. As orientações legais foram repassadas pelo advogado Moisés Pessuti e reforçadas pelo deputado Osmar Serraglio que é advogado e professor universitário. Grande parte do tempo foi dedicado a esclarecimentos sobre a Lei da Ficha Limpa.

Serraglio traçou ainda um panorama sobre o comportamento dos partidos no cenário nacional, tanto no Congresso quanto no Governo Federal esclarecendo a posição do PMDB sobre diversos assuntos polêmicos, ressaltando que o partido não é base do Governo e sim Governo, visto que elegeu o vice-presidente da República junto com a presidente Dilma Rousseff. “Nós estamos defendendo espaço no Governo e o devido respeito”, destacou o parlamentar vice-líder do Governo na Câmara.

Pessuti defendeu que o PMDB eleja o maior numero possível de prefeitos e vereadores, bem como vice-prefeitos, quando as situações locais penderem para alianças que deram certo, como o caso de Umuarama. A proposta de repetir a aliança eleitoral de 2008 entre PMDB e PDT em Umuarama, que elegeu Moacir Silva (PDT), tem que ser vista com bons olhos, segundo Pessuti. “É um casamento que deu certo. O PMDB tem condições inclusive de ter candidatura própria, porém, a nossa aliança em Umuarama deu certo e foi importante para o partido, então o recomendável é que ela se repita, ou ao menos seja a primeira alternativa”, disse.

O deputado estadual Jonas Guimarães, os prefeitos Almir de Almeida (Perobal – presidente da Amerios), José Carlos Pedroso (Douradina), Cláudio Palozi (São Jorge do Patrocínio), José Roberto Catenassi (Guaporema), também participaram do encontro.