Vida Leite espera plantar 45 mil árvores por ano em Umuarama


O Programa Vida Leite, lançado na segunda-feira (05) em Umuarama pelo Lions Club e Prefeitura Municipal de Umuarama com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, do deputado federal Osmar Serraglio, vice-líder do Governo na Câmara, prefeito Moacir Silva e demais autoridades e lideranças, com o objetivo de neutralizar o carbono gerado pela pecuária leiteira pretende plantar 45 mil árvores por ano no município.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Antonio Carlos Favaro, cerca de 30 árvores devem ser plantadas para cada novilho que nascer no município, através do Programa de Inseminação Artificial (PIA), ou também em outras propriedades, cujos produtores se interessarem. “A pecuária leiteira gera em torno de 1.500 bezerros por ano no município”, destacou Favaro.

Além da questão ambiental, o programa prevê retorno financeiro aos produtores. As árvores ajudam a neutralizar o carbono gerado pela pecuária leiteira, o produtor vai lucrar ao vender a madeira – já que a variedade tem ampla utilização comercial. É uma grande poupança verde.

Após os a formalização do termo de cooperação assinado pelos parceiros com o testemunho do ministro, que entregou uma muda a um produtor rural, foi plantada a primeira árvore do programa “Vida Leite” na frente da sede administrativa da Sociedade Rural de Umuarama, onde foi realizado o evento, durante a 38ª Expo Umuarama, 11ª Internacional. Mendes Ribeiro participou do evento a convite do deputado Osmar Serraglio.

O Lions já realiza com sucesso o projeto Árvores da Vida, em parceria com o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), hospitais e a maternidade municipal, que distribui uma muda para a família de cada criança que nasce em Umuarama. A iniciativa será levada agora para o meio rural.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Fecularia Lopes investe R$ 10 milhões em unidade de Icaraíma