domingo, 4 de março de 2012

Prefeitura de Umuarama ampliará número de academias ao ar livre


A Prefeitura de Umuarama vai adquirir 11 conjuntos de equipamentos para novas Academias da Terceira Idade (ATIs), a serem instaladas em praças e logradouros públicos ao ar livre, nos próximos meses. Licitação com este objetivo já foi lançada e a abertura das propostas será no próximo dia 20. O valor máximo é de R$ 210 mil. Os recursos são provenientes de emenda individual do deputado federal Osmar Serraglio ao orçamento do Ministério do Esporte (R$ 195 mil) e contrapartida em recursos do município.

As academias representam um investimento importante na saúde dos idosos, através da prevenção. A prática regular de exercícios combate um dos maiores problemas da terceira idade, o sedentarismo. Umuarama conta com 16 ATIs e com as novas unidades serão 27, atendendo moradores de praticamente todas as regiões da cidade.

Com os exercícios, praticados em equipamentos apropriados e com orientação de profissionais, movimentos difíceis, pernas fracas, braços molengos, dores no corpo e dificuldade para se locomover, entre outros problemas, deixam de fazer parte da vida dos idosos. “É importante investir em prevenção, ao invés apenas de tratar os problemas de saúde. Por isso, estimulamos a prática da medicina preventiva, um conceito muito benéfico tanto para idosos quanto para os mais jovens, pois independe da idade”, comentou o prefeito Moacir Silva.

A utilização de aparelhos semelhantes às ATIs na Europa e Ásia é uma prática de várias décadas. E além de ajudar a melhorar o condicionamento físico, as academias criam ambientes e oportunidades para a integração entre os usuários, dentro da comunidade. “As amizades afloram e surge o compromisso dos freqüentadores, para exercerem a cidadania”, acrescentou o prefeito.

Os conjuntos são compostos por 10 equipamentos para exercícios, uma placa descritiva, três bancos tubulares e três lixeiras teladas. Os aparelhos são o Multi (exercitador com seis funções em uma mesma base), Alongador (com três alturas), Simulador de Cavalgada (módulo duplo), Simulador de Remo, Esqui (também módulo duplo), Simulador de Caminhada, Pressão de Pernas, Surf, Rotação Dupla Diagonal e Rotação Vertical.

Apesar de ser dirigido ao público da terceira idade, as academias também são muito freqüentadas por jovens e até crianças, sob o olhar atento dos pais.

Assessoria de Imprensa / PMU