Serraglio diz que Gleisi Hoffmann vai à Câmara para tratar da questão indígena


O vice-líder do Governo na Câmara, deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR), informou na tarde desta quinta-feira (25) que a ministra Chefe da Casa Civil, senadora licenciada Gleisi Hoffmann vai à Câmara dos Deputados no próximo dia 08 para tratar com os parlamentares sobre as questões das reservas indígenas. A confirmação da ministra se deu durante audiência na Casa Civil que contou também com a presença do presidente da Câmara, deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP-RS).


Serraglio que foi convidado para a audiência pelo presidente Henrique Alves para assessorá-lo juridicamente no assunto informou que os parlamentares defendem a vigência imediata da Portaria 303, editada pela Advocacia Geral da União. “Enquanto não definimos no Congresso a PEC 215 que trata do assunto, a portaria 303 é um bom remédio”, diz. Segundo o parlamentar, Gleisi Hoffmann concorda que a Funai (Fundação Nacional do Índio) deve ouvir estados e municípios quando o assunto é criação de reservas indígenas.

Osmar Serraglio disse que foram abordados os conflitos sobre o assunto no Brasil como um todo, mas que tratou especialmente das questões paranaenses como Guaíra e Terra Roxa, para onde se está trazendo índios do Paraguai, e Ivaté e Umuarama, onde está em andamento um processo para criação de reserva indígena com 14 mil hectares. “Nestas não existe um índio sequer”, afirma Serraglio. Ele disse que o que se está fazendo é rasgar o artigo 67 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição Federal de 1988 que diz: “A União concluirá a demarcação das terras indígenas no prazo de cinco anos a partir da promulgação da Constituição”.

Postagens mais visitadas deste blog

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Deputado Osmar Serraglio acompanha investimentos da indústria textil

Hospital do Câncer recebe novos recursos de Emendas de Osmar Serraglio