Comissao de Umuarama vai ao DNIT defender traçado da Boiadeira


Vânio Pressinatte

Uma comissão de Umuarama formada pelo deputado Federal Osmar Serraglio, prefeito Moacir Silva, deputados estaduais Fernando Scanavaca e Nelson Garcia e representantes da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (ACIU), Sindicato do Comércio, Sindicato dos Empregados no Comércio, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Sociedade Rural e UEM, vai à Curitiba nos próximos dias para discutir com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão do Ministério do Transporte, uma opção que seja mais adequada para o traçado da Estrada Boiadeira (BR 487) no trecho compreendido entre Cruzeiro do Oeste e Icaraíma (Porto Camargo).

A decisão foi tomada durante uma reunião organizada por Osmar Serraglio na manhã desta sexta-feira (18), na sede da ACIU para discutir com representantes de diversas instituições da cidade um traçado que seja econômica e ecologicamente mais viáveis, oferecendo custos menores e evitando o comprometimento do abastecimento de água da cidade nos próximos anos, uma vez que o traçado original, elaborado há meio século, corta a Área de Preservação Ambiental e prejudicaria a captação de água para Umuarama.

De acordo com Serraglio, a mudança do traçado no trecho mencionado em nada implicará nos demais trechos entre Cruzeiro do Oeste e Campo Mourão. No total a Boiadeira é dividida em 5 lotes, ou seja, 3 lotes entre Campo Mourão e Cruzeiro do Oeste, dos quais, 1 está concluído e outros dois em andamento. Os lotes entre Cruzeiro do Oeste em Icaraíma estão em fase de conclusão de projetos. “Os trechos já licitados e que estão em andamento continuarão da forma que está. O que queremos é sermos ouvidos nesta fase de projetos. Umuarama não quer ser alijada da Estrada Boiadeira”, disse o deputado.

A alternativa defendida por Osmar Serraglio e Moacir Silva tem a opção do Contorno Norte de Umuarama, que passaria entre a Área de Preservação Ambiental e a cidade de Umuarama, tirando inclusive o tráfego de caminhões do Bairro Alto São Francisco. A proposta, que foi apresentada pelo professor e engenheiro civil Olindo Savi, contou também com o apoio dos demais presentes.

Participaram ainda do encontro Arecidio Cassiano Junior representando o deputado estadual Nelson Garcia, e representantes das seguintes instituições e entidades: Conselho de Pastores, Exata Consultoria, Lojas Maçônicas, Lions Club, Diocese de Umuarama e TV Amizade

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Fecularia Lopes investe R$ 10 milhões em unidade de Icaraíma