Serraglio é indicado para acompanhar projeto da ferrovia PR/MS


Vânio Pressinatte

Durante reunião entre os governadores Beto Richa (Paraná) e André Puccinelli (Mato Grosso do Sul) com os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento e, das Comunicações, Paulo Bernardo, em Brasília, na quarta-feira (16), para tratar do ramal ferroviário interligando as malhas ferroviárias dos dois estados, o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB) foi indicado como o parlamentar paranaense para o acompanhamento do projeto na esfera federal. Pelo Mato Grosso do Sul, foi escolhido o deputado Giroto (PR).

Serraglio que já havia participado da primeira reunião entre os governadores no último dia 07, em Curitiba, para viabilizar a construção do ramal ferroviário interligando a Ferrovia do Pantanal, na região de Maracaju e Dourados, no Mato Grosso do Sul, até Cascavel, no Paraná, passando por Mundo Novo e Guaíra, defende um projeto ainda mais audacioso, a ligação Guaíra - Maringá. “Já temos a linha até Cianorte e precisamos viabilizar Cianorte a Guaíra. Será um pontapé no desenvolvimento de toda a nossa região e dos dois Estados”, afirma o deputado.

Na reunião ficou decidido que os estudos de viabilidade para a execução da obra serão contratados pela estatal Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A. O primeiro passo para isso é a elaboração do termo de referência, já autorizada pelos dois governadores, e que deverá ficar pronto em 30 dias. A intenção é lançar o edital de licitação do projeto ainda no primeiro semestre deste ano.

Também participaram da reunião o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo; o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antonio Pagot; o presidente da Valec, José Francisco das Neves; os secretários paranaenses da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e do Planejamento, Cássio Taniguchi; o presidente da Ferroeste, Maurício Querino Theodoro, e de representantes das bancadas federais dos dois estados.

Pelos executivos dos dois estados o andamento do projeto será acompanhado pelos secretários José Richa Filho e Cássio Taniguchi (Paraná) e pelo secretário de Planejamento, Carlos Alberto de Menezes (Mato Grosso do Sul). Juntamente com o grupo de trabalho, Serraglio participará na próxima segunda-feira (21), de reunião no Palácio das Araucárias, em Curitiba, para dar continuidade ao assunto.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Fecularia Lopes investe R$ 10 milhões em unidade de Icaraíma