CPI da Dívida Pública tira dúvidas com Serraglio


Na sexta-feira (18), o Relator da CPI dos Correios (Mensalão), deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) esteve em Apucarana a convite do vereador Marcos Martins (PTC), relator da CPI da Dívida Pública, para fazer alguns esclarecimentos sobre procedimentos a serem adotados na CPI da Câmara que investiga a Administração Municipal. “Se puder contribuir com os trabalhos desta e de outras CPIs, estarei sempre à disposição”, afirmou o deputado, durante entrevista coletiva. Para ele, a CPI “tem a força de um juiz” e deve ser vista como “o maior instrumento de investigação que o povo tem, porque o Legislativo é a Casa do Povo”.

Serraglio disse que foi a Apucarana a convite da Câmara e com o objetivo de ajudar nos trabalhos da CPI que investiga dívidas do município. “É de fato importante saber qual o valor da dívida, como ela foi feita e, se houve irregularidades, saber quem foi o culpado. Neste ponto, a Câmara está fazendo valer a Lei de Responsabilidade Fiscal. Qual é a regra de ouro dessa lei? O administrador público só pode gastar o que tem e de respeitando as normas legais”, afirmou Serraglio.

Dentre as orientações aos questionamentos dos vereadores, Serraglio disse que em caso de desacato a integrantes da CPI, os vereadores podem inclusive dar voz de prisão e pedir que o depoente seja encaminhado à Delegacia. Ele destacou que o mesmo pode ocorrer se houver flagrante na contradição nos depoimentos, demonstrando que o depoente está mentindo, no entanto, segundo o deputado, tudo isso deve ser esclarecido aos depoentes e seus advogados antes do início das sessões. Ele sugeriu também que tudo que implique em despesas deve ser englobado em uma mesma CPI, ao responder sobre novas denúncias durante o processo.

“Pela minha experiência, a CPI, a gente sabe como começa, mas não sabe ao certo como termina”, afirmou Serraglio, se referindo ao relatório da CPI dos Correios teve efeitos práticos surpreendentes. Foi a partir do relatório dessa comissão que o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra 40 pessoas envolvidas no chamado esquema do Mensalão - entre os denunciados estão José Genoino, Delúbio Soares, Luiz Gushiken, Marcos Valério, Duda Mendonça, Jos[e Dirceu e outros, acusados pelos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão ilegal de divisas, corrupção ativa e passiva e peculato.

Os vereadores consideraram a reunião muito produtiva. “Ele veio enriquecer não só os trabalhos da CPI, mas da Câmara como um todo”, disse o presidente da Câmara, Alcides Ramos (DEM). “Certamente, nossos trabalhos vão fluir ainda melhor a partir de agora”, acrescentou Júnior da Femac (PDT), presidente da CPI da Dívida Pública.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Fecularia Lopes investe R$ 10 milhões em unidade de Icaraíma