57º Aniversário de Umuarama teve um dos maiores desfiles cívicos já realizados


A programação do 57º aniversário de Umuarama teve um de seus momentos mais importantes na manhã de terça-feira, 26, quando mais de 3,5 mil crianças, jovens e adultos desfilaram pela Avenida Paraná. O desfile cívico-militar reuniu 64 instituições, entre escolas municipais, estaduais, particulares, de ensino superior, associações, grupos da sociedade organizada, empresas e corporações militares. Foi uma das maiores apresentações culturais dos últimos anos, agradando às milhares de pessoas que ficaram das 9h até por volta das 12h.

O desfile teve como tema ‘Minha escola, meu bairro, minha cidade: Nosso futuro!’. “Com este grande evento, que ocupou mais de 1 mil pessoas apenas na organização, conseguimos levar para a Avenida Paraná a criatividade das escolas e instituições da cidade, mantendo viva essa importante tradição cultural”, destacou o prefeito Moacir Silva, no palanque montado no baixadão da avenida, ao lado dos deputados estadual Fernando Scanavaca e federal Dr. Osmar Serraglio, entre outras autoridades.


O desfile marcou também a estreia da Fanfarra Municipal de Umuarama, criada pelo prefeito Moacir Silva e que ensaiou exaustivamente nos últimos dias, no Centro Cultural Schubert. O grupo desceu a avenida com 46 instrumentos musicais e cerca de 80 integrantes. Além da participação gratuita, a fanfarra proporciona iniciação em teoria musical e ritmo, estímulo ao espírito cívico e apresentação em eventos oficiais.

Para a secretária municipal de Educação, Elizângela Pierim dos Santos, a proposta feita para as escolas e demais estabelecimentos foi bem aceita. “Diretores, professores e principalmente os alunos aderiram ao tema e ajudaram a resgatar, com muita criatividade, a memória das escolas, seus primeiros funcionários, pioneiros do município e parte da história dos bairros. O resultado foi um desfile surpreendente e emocionante, que foi muito bem recebido e aplaudido pela população”, disse a secretária.
Com personagens, trajes típicos, fantasias e maquetes, os alunos homenagearam as raízes de Umuarama, valorizando a contribuição dos pioneiros, e também mostraram um pouco do que esperam para o futuro da Capital da Amizade. “Foi um presente inesquecível o que vimos na avenida, fazendo jus ao momento festivo de Umuarama e de sua população”, completou o prefeito Moacir Silva.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Fecularia Lopes investe R$ 10 milhões em unidade de Icaraíma