segunda-feira, 4 de junho de 2012

Prefeitura fará terraplenagem para instalação de barracões de frango

O prefeito Moacir Silva recebeu do deputado federal Osmar Serraglio, na tarde desta sexta-feira, 1º, no Paço Municipal, as chaves de uma pá-carregadeira que custou R$ 290 mil liberados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, graças a emenda ao Orçamento da União aprovada pelo parlamentar. A máquina será utilizada na terraplenagem de áreas destinadas à construção de barracões para avicultura, sem custos para os agricultores.

O secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Antonio Carlos Favaro, disse que este é mais um apoio do município para estimular a atividade, já que a produção local não atende à demanda do abatedouro de frangos instalado na cidade. E a unidade industrial ainda pode expandir a produção com a criação de mais um turno de trabalho, gerando mais emprego e renda no campo. “O serviço oferecido pela prefeitura (pá-carregadeira, combustível e operador) é assegurado por lei municipal e reduz os custos de construção dos aviários”, explicou.

Favaro lembrou que em um ano e meio foram construídos 22 barracões de frangos, uma atividade que gera cerca de R$ 30 milhões anuais em renda para o produtor. “É a terceira atividade rural mais importante em Umuarama, e ainda gera centenas de empregos na cidade. Com os aviários, o produtor também terá um importante adubo orgânico para melhorar a qualidade de pastagens e várias culturas”, acrescentou.

Após elogiar o apoio dos deputados, vereadores e secretários municipais, o prefeito Moacir Silva disse que a administração está ampliando o parque industrial, investindo em parcerias com o governo federal – que permitiram a instalação de empresas no antigo IBC – e oferecendo condições para a instalação de novas indústrias.

“Por questões como a localização e a infraestrutura regional, é difícil para Umuarama atrair grandes indústrias de fora. Por isso, temos apoiado iniciativas locais, criando condições para a expansão das atividades, ampliação da estrutura e aumento da produção. Isso resultou na geração de milhares de empregos, nos últimos três anos”, avaliou o prefeito. A pá-carregadeira recebida do deputado Osmar Serraglio reforça o leque de incentivos ao setor produtivo, “pois o crescimento da avicultura beneficia não apenas a industrialização, mas também a atividade rural e a cidade, como um todo”.

MAIS RENDA
Para o deputado estadual Fernando Scanavaca, o apoio do município à avicultura é importante para a geração de renda, a industrialização e a integração com a agricultura, favorecida com a adubação praticamente a custo zero. “A Averama veio trazer crescimento a Umuarama. Hoje é uma grande empresa e cumpre esse papel. A avicultura é a salvação para o pequeno agricultor continuar no campo e esse apoio, do Dr. Osmar e do prefeito Moacir, é muito importante neste sentido”, disse.

O empresário Célio Batista Martins Filho, da Averama, elogiou a união das forças políticas hoje em Umuarama, apoiando o prefeito Moacir Silva, “que é muito importante para termos uma indústria forte”. Já o deputado Osmar Serraglio lembrou que a industrialização é uma preocupação constante do prefeito, “por isso estamos do seu lado conseguindo parcerias com o governo federal, como está pá-carregadeira”.

Dr. Osmar disse ainda que apesar de ser uma empresa exportadora, o abatedouro de frangos ainda depende de maior adesão de produtores para suprir sua capacidade. “O Banco do Brasil tem muitos recursos disponíveis, mas faltam projetos e interesse dos produtores em financiamentos. Precisamos aproveitar a condição do Brasil, de maior exportador mundial de frangos, e desenvolver a atividade em Umuarama”, orientou.
PRESENÇAS

Além do prefeito e dos deputados, acompanharam a entrega da pá-carregadeira os presidente da Câmara Municipal, Marcelo Nelli, os vereadores Mara da Saúde, Newton Soares, Osvaldo Leiteiro e Pimentel, vários secretários municipais e chefes de divisão, bem como representantes de autarquias, empresas públicas ligadas à agropecuária e o gerente do Banco do Brasil em Umuarama, Sérgio Vercezi, entre outras lideranças.