Após décadas fechado, antigo IBC agora é o Centro Industrial Marciano Baraniuk


Depois de 25 anos fechado, o barracão do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC) voltou a gerar emprego e renda em Umuarama. O prefeito Moacir Silva inaugurou, na sexta-feira (22), o Centro Industrial Diversificado Prefeito Marciano Baraniuk, ocupando a grande estrutura – de 34.000 m² – que por décadas permaneceu ociosa. A solenidade reuniu o deputado estadual Fernando Scanavaca e federal Osmar Serraglio (este responsável pela luta junto ao Governo Federal pela cessão do prédio ao município), vereadores, secretários municipais, empresários, trabalhadores e familiares do ex-prefeito homenageado.


O secretário municipal de Indústria e Comércio, Romulo Rauen, agradeceu a confiança dos empresários condôminos, “parceiros nesse empreendimento que acordou para o futuro um gigante adormecido, que vai ajudar a gerar empregos, renda e uma vida digna para centenas de trabalhadores e suas famílias”, disse. Em nome dos condôminos e dos funcionários das oito empresas instaladas no local, o empresário Adriano Balaroti agradeceu o empenho do prefeito e do deputado para disponibilizar o espaço para a geração de empregos.

O deputado Fernando Scanavaca lembrou que a inauguração concretiza um sonho de 13 anos, iniciado em 1999, que só virou realidade graças ao apoio do deputado Osmar Serraglio. Segundo ele, o prefeito Moacir Silva venceu a longa burocracia com muita força de vontade e o apoio de Dr. Osmar, “homenageando um pioneiro que foi o segundo prefeito de Umuarama e deputado estadual, tendo o nome na placa de inauguração do atual prédio da Assembleia Legislativa”, lembrou.

Para o prefeito Moacir Silva, é importante reconhecer o trabalho dos pioneiros. Ele agradeceu o apoio dos vereadores, que aprovaram sua iniciativa em homenagear Marciano Baraniuk – representado nos discursos pelo filho – e também ao deputado Dr. Osmar, pela vitória junto ao governo federal, conquistando o barracão.

“Umuarama teve no Marciano um grande prefeito, que ajudou a dar os primeiros passos para o desenvolvimento. Parabenizo também a equipe do secretário Romulo Rauen, que se desdobrou para que o centro industrial fosse concretizado e pudesse gerar até agora cerca de 250 empregos, mais renda e qualidade de vida para esses trabalhadores”, afirmou.

Osmar Serraglio destacou o exemplo de moralidade na gestão de Marciano Baraniuk, “que recebe uma justa homenagem por sua contribuição para o desenvolvimento da cidade”. Lembrou o trabalho para liberação do barracão ao município, junto ao Governo Gederal, já que por décadas ele abrigou parte do estoque regulador de café da União. “Havia aqui, em 1999, 215 mil sacas de café que precisaram ser vendidas em leilões, de acordo com a demanda do mercado”, recordou.

Só há dois anos o município conseguiu a liberação, “graças à colaboração dos ex-ministros paranaenses Reinhold Stephanes (Agricultura) e Paulo Bernardo (Planejamento). O sucesso agora depende do empenho dos empresários e funcionários, com o apoio da equipe do prefeito Moacir Silva”, completou Serraglio.

Acompanharam a inauguração a viúva do ex-prefeito, Darci Seifert Baraniuk, a irmã dele, Olga Bacaro Baraniuk e o filho Marciano Baraniuk Júnior que falou em nome da família e agradeceu a homenagem.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Fecularia Lopes investe R$ 10 milhões em unidade de Icaraíma