quinta-feira, 28 de junho de 2012

Córrego Longe ganha área de lazer e esportes


Os bairros de Umuarama não foram esquecidos no calendário de eventos e inaugurações dos 57 anos da cidade. Na sexta-feira, 22, o prefeito Moacir Silva, juntamente com o deputado Osmar Serraglio, entregou uma área de lazer com iluminação no Córrego Longe. São cerca de 800 m² dotados de Academia da Terceira Idade (ATI), parque infantil com vários brinquedos e uma quadra de futebol de areia, com traves, redes e bolas entregue à presidente da associação de moradores, Rosa Aparecida de Almeida.

De acordo com o prefeito, o município investiu cerca de R$ 40 mil em recursos próprios nesta obra. “Não é uma grande soma, mas é um investimento que fará a diferença na rotina da população, privilegiando tanto crianças como adultos e idosos com opções de lazer e esportes. O espaço é grande aliado da saúde, pois com a prática esportiva prevenimos vários males”, lembrou Moacir Silva. A população beneficiada é estimada em 3 mil pessoas.

A dona de casa Inês Assis, moradora do Córrego Longe há 15 anos, fez um agradecimento público ao prefeito. “Para alguns a praça esportiva pode não representar nada, mas para nós, moradores, é uma mostra do respeito que o Moacir tem pela gente. O nosso bairro foi esquecido por outros prefeitos e agora somos valorizados. Ainda temos problemas, mas sei que o prefeito vai nos atender, na medida do possível”, afirmou.

A inauguração foi uma grande festa, com cama elástica, pipoca para as crianças e brincadeiras promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). O secretário Gentil Soares de Lima lembrou que o esporte de Umuarama começou a ter atividades, efetivamente, há 53 anos e que há 40 anos ele acompanha essa história, tendo participado como torcedor, atleta, professor e agora como secretário municipal, ao aceitar convite do prefeito.

“Com a criação da secretaria – que era apenas uma divisão, nas gestões passadas – o prefeito Moacir Silva permitiu resgatar a dignidade do meio esportivo. Agora temos autonomia, recursos orçamentários, infraestrutura e muita vontade de promover eventos e projetos. Recebemos o setor em situação precária, sem uma praça esportiva sequer em condições de realizar competições. Hoje a situação é outra e Umuarama volta a despontar no cenário esportivo estadual”, afirmou o secretário.

O deputado Osmar Serraglio lembrou o drama das prestações, vivido pelos moradores, no passado, e de sua luta para conseguir baratear os valores e permitir a quitação das casas, junto ao Sistema Financeiro da Habitação. Falou da importância do esporte, que exige pouco investimento e traz grande retorno. “O prefeito Moacir sabe disso, por isso valoriza o setor. Quanto mais jovens conseguirmos envolver, mais longe estaremos das drogas e da criminalidade”, comentou.
Moacir Silva anunciou aos moradores que nos próximos meses o bairro vai receber obras de recapeamento asfáltico, que vão melhorar as condições de tráfego no acesso às moradias.