Médicos fazem nova reunião com o revisor da MP 568, deputado Osmar Serraglio


Durante encontro dos representantes do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná – Simepar, do Conselho Regional de Medicina Veterinária e dos servidores da Universidade Federal do Paraná – UFPR com o deputado Osmar Serraglio, que além de vice-líder do Governo na Câmara e coordenador da Bancada Federal do Paraná no Congresso, é o relator da Medida Provisória 568, foi feita uma atualização sobre a tramitação da mesma no Legislativo Federal.

A MP, publicada dia 14 de maio, interfere na remuneração dos médicos servidores públicos federais e desfigura a jornada de trabalho. Médicos que trabalham 20h/semanais teriam que cumprir 40h pelo mesmo valor, ou seja, uma redução de 50% na remuneração. De acordo com os representantes da categoria a intervenção de Serraglio pode corrigir as distorções que prejudicam os profissionais da saúde.

O deputado informou aos médicos sobre a situação atual, sobre diversas emendas recebidas e sobre as possibilidades de reversão aos danos que a MP causa à carreira dos médicos e médicos veterinários. Ele se mostrou sensível à reivindicação dos mesmos e informou de que diversos deputados demonstraram a mesma inclinação. Como a medida provisória alcança outros servidores até com reajuste, é necessário que se encontre uma maneira de reverter as distorções causadas aos médicos sem derrubar a MP como um todo.

O debate também trouxe à tona a questão de revalidação dos diplomas de médicos formados no exterior. Os médicos se mostraram preocupados com a qualidade de formação desses profissionais. Mario Ferrari afirmou que esta talvez seja a oportunidade de se intensificar o debate de uma carreira própria de estado para os médicos. Uma carreira atraente, que fixe os médicos no serviço público e ajude a resolver os problemas de falta de médicos no interior do País, nos locais mais distantes.

Participaram da reunião o presidente do SIMEPAR. Mario Ferrari; os diretores do Sindicato, Claudia Aguilar e Kleber Melo; o presidente do CRM, Alexandre Bley, o presidente da AMP, João Carlos Baracho, os médicos do HC, Rafaello di Bernardi e José Godoy; além de médicos veterinários do CRMV e servidores da UFPR. Foi o segundo encontro da categoria com Osmar Serraglio para tratar do assunto.



Postagens mais visitadas deste blog

Nova companhia aérea inicia operações no Paraná

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Fecularia Lopes investe R$ 10 milhões em unidade de Icaraíma