domingo, 24 de junho de 2012

Videomonitoramento já é realidade em Umuarama


O prefeito Moacir Silva, acompanhado do secretário municipal de Defesa Social, Romulo Jonas Rauen, do deputado federal Osmar Serraglio e do presidente do Conselho Comunitário de Segurança, João Cabreli, inaugurou na tarde de sexta-feira (22) a Central de Comando Operacional (CCO), que vai comandar as 10 câmeras de segurança instaladas em pontos de grande movimento na cidade. O município contou com o apoio do deputado Dr. Osmar junto ao governo federal, que obteve R$ 250 mil para a implantação do sistema de videomonitoramento, e investiu mais R$ 31 mil no serviço.

“Acompanhamos recentemente os resultados de um sistema similar implantado em Toledo, onde os índices de criminalidade foram reduzidos nos últimos seis meses. As câmeras dão mais agilidade para a Guarda Municipal, bem como às corporações policiais, e essa integração pela modernidade vai levar mais tranquilidade às nossas famílias”, comentou João Cabrelli.

Para o deputado Serraglio, essa é uma das várias conquistas que o prefeito Moacir Silva garantiu para a população de Umuarama nos últimos três anos e meio. “A prevenção da criminalidade tem mais um aliado de peso. Imagens com alta definição, como estas, são provas incontestáveis em eventuais processos”, explicou. Dr. Osmar também falou sobre a importância que Umuarama vem tendo, junto ao governo federal, “que antes só destinava recursos desta natureza aos grandes centros”.

A atuação marcante do Conselho de Segurança foi elogiada pelo prefeito Moacir Silva, que tem auxiliado a administração neste que é o 3º item de maior preocupação da sociedade. Ele agradeceu a dedicação do secretário Romulo, que acumula a função – é o titular na pasta de Indústria e Comércio – e também de toda a equipe da Guarda Municipal, que vai operar o sistema.

O prefeito lembrou o drama causado pelos altos índices de criminalidade até o início de 2009, “que foram controlados por uma ação contundente das polícias Civil e Militar, com apoio da GM. Agora, as forças de segurança estão ainda mais equipadas para combater o crime”, completou. Moacir Silva prevê, no futuro, o aumento no número de câmeras de segurança, para que mais regiões da cidade sejam monitoradas. “Este é mais um presente nos 57 anos de Umuarama, que preparamos com muito carinho para homenagear a população”, finalizou.

O SISTEMA-Dez câmeras estão operando em pontos estratégicos da cidade, entre eles a estação rodoviária, a avenida Paraná, o Lago Aratimbó, a Prefeitura, a Praça Miguel Rossafa e o trevo do pontilhão, na PR-323, entre outros. Uma rede wireless (sem fio) leva as imagens à sede da Guarda Municipal, onde foi implantada a CCO em uma sala com monitores de vídeo. Guardas municipais vão orientar o atendimento de ocorrências e observar a movimentação nos pontos monitorados.

Para agilizar o atendimento das ocorrências, a localização das viaturas da GM será monitorada por GPS. “O atendimento será mais rápido, pois acompanhando a movimentação das viaturas através do GPS os operadores vão acionar a equipe que estiver mais próxima, quando houver um chamado”, acrescentou o secretário Romulo Rauen.

As imagens permitem acompanhar melhor o fluxo do trânsito, a movimentação da população e as imagens ficarão armazenadas em um servidor na Guarda Municipal, por 30 dias. O sistema permite recuperar as gravações de todos os pontos monitorados, neste período. As câmeras têm zoom analógico de 36 vezes e digital de 12 vezes. Elas giram 360º e se movimentam automaticamente, de forma pré-programada, e também através do controle manual.