Câmara aprova prorrogação para ratificação das terras da fronteira


A CCJ – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (14), os Projetos de Lei 2.742/2003 do deputado Luiz Carlos Heinz (PP-RS) e n.3.105/2004 do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), que tratam da prorrogação do prazo para que os títulos das terras na faixa de fronteira sejam ratificados junto ao INCRA. O novo prazo, de acordo com o substitutivo apresentado, é de dez anos a contar da aprovação da Lei.


A informação foi repassada pelo deputado Osmar Serraglio, membro da CCJ e que tem tratado do assunto desde quando assumiu o mandato, em 1998, já tendo inclusive uma lei de prorrogação do prazo, de sua autoria, que foi sancionada pelo Presidente Lula e, novamente vencendo o prazo, apresentou, outro projeto de lei, o PL 3.105/2004, que foi apensado ao PL 2.742/2003, cuja aprovação agora ocorreu na Câmara.

Segundo o deputado, esse é um pleito insistido e aguardado pelas entidades representativas dos produtores rurais, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP, através do dr. Ágide Meneguetti e a Organização das Cooperativas do Paraná – Ocepar, pelo dr. João Paulo Koslowski.

De acordo com o parlamentar, o artigo 3° do substitutivo apresentado pelo relator deputado Fábio Trad, aprovado, estabelece que a União terá, a partir do protocolo do requerimento, o prazo de dois anos para se manifestar sobre a pretensão do interessado. “Caso não se manifeste haverá a imediata ratificação”, destaca.

Serraglio ressalta que acredita ser o prazo de 10 anos suficiente para que os proprietários providenciem todos os documentos e levantamentos necessários, assim como para que o Governo se aparelhe, para ratificar. Trata-se de uma pendência de muitos anos, que gera certa insegurança jurídica aos proprietários.

Ele informou ainda que por ter sido aprovado em regime terminativo o PL não necessita ser votado pelo Plenário da Casa, indo diretamente para apreciação do Senado da República, onde o Senador paranaense, Sérgio Souza (PMDB), já está aguardando para agilizar a aprovação, quando então será enviado à sanção presidencial.

Segundo o voto do relator, “a ratificação dos títulos é muito importante para a vivificação das áreas da faixa de fronteira de 150 km ao longo de onze Estados Federados, garantindo a integridade nacional”.

Postagens mais visitadas deste blog

Serraglio recebe empresários de Cianorte

Deputado Osmar Serraglio acompanha investimentos da indústria textil

Hospital do Câncer recebe novos recursos de Emendas de Osmar Serraglio